Com a realização das licitações para a iluminação e reforma do canal, as obras de revitalização do Parque Biguaçu entram na fase final. O cronograma dos demais serviços previstos já foi 70% executado, envolvendo pista de caminhada, acessos internos, área de estacionamento, parque infantil, plantio de grama, rampas de acessibilidade, lixeiras, bancos, mesas e reforma de quiosques.
De acordo com o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, as licitações para o sistema de iluminação e para a reforma do canal estão sendo finalizadas. “O setor de licitações está concluindo os processos que definirão as empresas vencedoras. Somente nestes dois serviços, o Município investirá mais de R$ 1,2 milhão”, ressalta Junior da Femac.
A Prefeitura está contratando empresa especializada para fornecimento e instalação de luminárias, que também ficará responsável por fazer a ampliação e modernização do sistema. “Estão previstos serviços como instalação de entradas de energia, tubulações, cabos, lâmpadas e reatores em 224 postes na parte interna, além de lâmpadas de LED em 70 postes da área externa do parque ”, detalha o prefeito de Apucarana
Já a reforma do canal será feita no leito do córrego e também nas laterais. “Será feita a recomposição das paredes de pedra e do leito em concreto do canal, numa extensão de cerca de 600 metros”, explica Junior da Femac.
O prefeito de Apucarana lembra que o Biguaçu é um fundo de vale que foi urbanizado e transformado em parque há cerca de 40 anos. “O Biguaçu abriga ainda o Parque São Francisco e o Parque da Bíblia, além das canchas de bocha e malha. Tudo isso está sendo revitalizado para garantir mais segurança, conforto e melhor aproveitamento da área pelos apucaranenses e visitantes”, salienta Junior da Femac.
De acordo com o engenheiro Wellington Martins, o “Tom”, superintendente municipal de Obras, diversos serviços já foram concluídos pela equipe da Prefeitura e o restante está na reta final. “Cerca de 70% do cronograma já foi executado. No caso do calçamento da pista de caminhada e dos caminhos internos, já executamos 3 mil dos 4,5 mil metros quadrados previstos”, exemplifica.