O inverno está quase chegando ao fim, e segundo os meteorologistas a onda de calor deve permanecer até o final da estação. A primavera, que começa oficialmente no próximo dia 23, além do colorido das flores, deve ser marcada também, pelas altas temperaturas.
Mesmo ainda no inverno, o calorão fez com que as lojas antecipassem a nova coleção primavera/verão. Nas vitrines de Apucarana, Arapongas e da região já é possível encontrar vestidos, saias, shorts e blusinhas, tudo em exposição.
Vitória Martins dos Santos, que trabalha em uma loja de roupas no centro de Apucarana, contou que já faz um mês que trocou as opções da vitrine, e investiu na exposição das peças de verão.
“Já antecipamos em um mês a exposição da coleção primavera/verão, pois percebemos que o frio já estava perdendo a força. E desde a semana passada, a procura por peças mais leves já começou. No calor a rotatividade de compras é maior, as peças são mais em conta. Estamos animados e se Deus quiser e permitir as vendas serão cada vez melhores com o calorão”, detalha a vendedora.
Leia Shiozi, caixa de uma loja também de Apucarana, repassou que toda a vitrine já foi trocada na semana passada, que o calor ajudou bastante para a decisão. “Já iríamos trocar, mas com essa onda de calor, antecipamos a troca. Algumas pessoas ainda procuram roupas de frio, mas que estejam na promoção. Agora com o calor, as blusinhas básicas, leves, são vendidas com mais frequência. Nossa expectativa é de boas vendas e que melhore a economia”, comenta.
Por Arapongas o calor também antecipou a troca de roupas nas vitrines da cidade, e as peças mais leve ganharam destaque.
“Achamos que iria fazer um pouco mais de frio, mas o calor veio com força, há três semanas já antecipamos a troca da nossa coleção. As blusas deram espaço para os vestidos. As mulheres também já estão procurando muito as bermudas e saias, nosso movimento já aumentou. Se Deus quiser, nesse calor, vamos vender até os cabides”, animada, relata Juliana Dias Paz, vendedora de Arapongas.
De acordo com a previsão do Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná, diferentemente da última primavera-verão, onde o calor demorou a aparecer, a tendência é de que ocorram ondas fortes de calor entre setembro, outubro, novembro e dezembro. Com o predomínio do sol, e com pancadas de chuvas.