Moradores da região do Parque Bela Vista e Jardim Vale do Sol estão reivindicando alterações no trânsito do entroncamento das ruas José Francisco Ferreira com a Deolindo Massambani, onde, de acordo com a população, acidentes tem acontecido com bastante frequência.
A arquiteta Carina Mendonça Muller é moradora de um condomínio que fica bem em frente a este entroncamento tido como problemático. Ela protocolou nesta semana uma proposta de intervenção no trânsito do local, em conjunto com vários moradores de diversos condomínios da região, onde é proposta a construção de uma rotatória para reduzir acidentes no local.
“Chamamos a atenção das autoridades para este local, onde nas últimas 3 semanas foram registrados 3 acidentes graves. Essa área está crescendo muito, com vários outros condomínios sendo inaugurados nos próximos meses, e se nada for feito, os acidentes só tendem a aumentar por aqui. Sabemos que a cidade tem órgãos capacitados para decidir qual seria a melhor solução para o local, mas para colaborar, elaboramos a proposta de uma rotatória, que acreditamos ser uma boa opção para resolver essa questão do trânsito”, disse Carina.
Outra moradora da região é a cabeleireira Delvira Viscardi. Ela conta que tem um terreno na região que já foi invadido por um ônibus escolar que perdeu o controle e acabou destruindo o muro e invadindo o local. “A sinalização aqui é precária. Moro nessa região e passo diariamente por aqui, temos medo porque muitos acidentes acontecem direto”, conta.
O superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) de Apucarana Carlos Mendes, disse que ainda não recebeu o pedido protocolado pelos moradores, mas acredita que a alteração pode sim ser realizada pelo município. “Precisamos avaliar a condição do local para a construção de uma rotatória, já que a topografia do terreno em questão tem um declive acentuado, mas já realizamos estudos para fazer uma alteração neste local. Vamos aguardar o pedido da população chegar até nós para avaliação e submeter ao prefeito, mas se a população é favorável, creio que não haverá impedimentos para fazer. Do ponto de vista de segurança, uma rotatória no local seria melhor, na minha opinião”, avalia Mendes.