A primeira Parada LGBT de Apucarana já tem data para acontecer: será em 17 de novembro e irá percorrer as ruas do centro da cidade. De acordo com Renata Borges Branco, organizadora do evento, apresentações musicais e trios elétricos farão parte da festa.
A concentração deve acontecer na Avenida Curitiba, a partir das 13 horas. Os participantes seguirão pela via central da cidade até o Ginásio de Esportes do Lagoão. Renata faz parte do Coletivo Unificar, que realiza discussões, palestras e ações diversas, com o intuito de dar voz à comunidade LGBT e falar para a sociedade em geral sobre esta população.
Segundo Renata, há parecer jurídico favorável para a realização do evento por parte da Prefeitura. Na semana que vem, inclusive, ela estará conversando com a primeira-dama do Estado, Luciana Massa, sobre a causa LGBT.
NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Apucarana, por meio da sua assessoria jurídica, divulgou nota oficial esclarecendo que não está promovendo o evento. O Procurador Geral do Município, Paulo Sérgio Vital, explica que os promotores do evento protocolaram no Instituto de desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), uma solicitação para a interdição de ruas e avenidas da área central da cidade.
"O pedido ainda será avaliado, em relação às vias reivindicadas, bem como o horário pretendido pelos promotores da referida parada", explicou Vita, assinalando ainda que o pedido de liberação de vias será objeto de pareceres dos setores legais da prefeitura.
"Reiteramos, que a Prefeitura de Apucarana não tem qualquer responsabilidade em relação a esta parada LGBT, muito menos quanto à sua promoção", frisa o procurador Paulo Sérgio Vital, emendando que as falsas notícias envolvendo a prefeitura serão alvo de medidas judiciais.