Cinco partidas, sendo uma delas decisiva, marcaram a modalidade de basquetebol nesse domingo, na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s) em Jandaia do Sul.
Com duas equipes participantes na categoria feminina de 15 a 17 anos, a principal disputa ocorreu entre o Colégio Platão, de Apucarana, e Colégio Padre Angelo Casagrande, de Marilândia do Sul. No sistema “melhor de três”, Apucarana venceu o primeiro confronto sábado por 56 a 43 e garantiu o título no domingo, por 47 a 42.
No apito final, as alunas do Platão abraçaram a treinadora Sônia Delgado Bueno, dizendo que a vitória foi um presente para ela. “As meninas descobriram que meu aniversário foi ontem (sábado), por isso esse carinho”, comentou. Bastante conhecida na região, Sônia atua no esporte há mais de 40 anos. “E apesar de todo esse tempo, se tem uma coisa que não passa é a emoção nas quadras. Este ano eu peço a minha aposentadoria pelo Estado, mas certamente não vou conseguir parar ainda”, destacou a técnica.
Com relação à tradição do Platão no basquetebol, a professora afirmou que nos 23 anos de vínculo com a instituição nunca ocorreu de ela ver o colégio não chegar à final de uma das fases dos Jogos Escolares do Paraná, seja qual for a categoria.
Foram campeãs pelo Platão as atletas Alessandra, Bárbara, Bianca, Brenda, Daniele, Gabriele, Geórgia, Lívia, Maria Eduarda, Mariana Cardoso, Mariana Souza e Milena.
Vale lembrar que em Jandaia do Sul os jogos de basquete estão sendo realizados no Ginásio de Esportes do Colégio São José.