No próximo domingo, mães de vários municípios do Paraná e até de São Paulo, terão algo em comum: flores produzidas em Apucarana. O município vai fornecer para a data cerca de 300 mil vasos de várias espécies e cores que estão sendo distribuídos como Foz do Iguaçu, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Londrina, Sarandi, Jandaia do Sul, Toledo, Cascavel, Cornélio Procópio e Curitiba, além de oito municípios de São Paulo.
A produção local da empresa Metta Flores cresceu em 8% para dar conta da demanda gerada pela data. Para esse ano, foram cultivadas 20 variedades. Destaque para as orquídeas, foram quase 22 mil unidades preparadas para a venda.
“Neste ano, pela primeira vez estamos também trabalhando como uma distribuidora. As orquídeas vieram de Holambra, isso duplicou a quantidade de flores, mas em termos de produção própria aumentamos em 8%, ” explica Wendel Metta, um dos diretores da empresa que existe há 42 anos.
Flores são o negócio da família Metta. A atividade, passada de pai para filho, tornou a família a maior produtora de crisântemos do Sul do Brasil. Atualmente eles produzem uma vasta variedade de flores, que vão desde rosas até girassóis de vaso.
“ Trabalhar com flores é algo que requer muita delicadeza, é de uma inspiração muito grande trabalhar com algo tão singelo e é realmente algo familiar, que nos deixa mais unidos. Ficamos muito satisfeitos, pois nossas flores fazem parte de momentos especiais, como o Dia das Mães”, ressalta.
Segundo ele, o Brasil é um dos países mais ricos do mundo em orquídeas. A flor possui diversos significados e é considerada um presente mais refinado. “No Dia das Mães, é uma flor com uma boa saída”, comenta.