A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, confirmou nesta quarta-feira (27) sete casos de dengue. São três autóctones (contraídos no município) e quatro importados (contraídos em outras cidades).
São os primeiros casos deste ano epidemiológico, que começou em agosto do ano passado.
Segundo o coordenador do setor de Epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, o município já realizou ações de bloqueio nos bairros onde a doença foi registrada.
Os casos confirmados foram no Jardim Kennedy, Jardim Aeroporto (dois), Núcleo Parigot de Souza (dois), Jardim Tibagi e centro.
Os resultados positivos foram encaminhados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) na segunda (25) e terça-feira (26).
"Apesar da preocupação com esses casos, a situação de Apucarana não é alarmante. Cidades vizinhas, como Arapongas, já têm registros da doença confirmados. Em Londrina, por exemplo, a situação é ainda muito pior", afirma Luciano, observando que o município está reagindo e colocando em prática ações para evitar o surgimento de novos casos.
Arapongas tem seis casos de dengue confirmados, enquanto Londrina 460. No Paraná, o boletim desta semana mostra 325 novos casos de dengue - eram 1.197 na semana anterior, número que subiu para 1.522.
Oito cidades estão em situação de epidemia, sendo seis na região Norte do Paraná: Além de Lupionópolis, Uraí, Itambé e Santa Mariana, também entraram na lista nesta semana Rancho Alegre, Japurá, Cafeara e Santo Antônio do Paraíso.