Apucarana marca nova data para licitação do transporte coletivo

Autor: Da Redação,
sábado, 15/12/2018
Apucarana marca nova data para licitação do transporte coletivo - Foto: Reprodução/Delair Garcia/TN

Após ser suspensa duas vezes, a licitação do transporte coletivo de Apucarana tem nova data para ser realizada. Os envelopes com as propostas das empresas participantes da disputa deverão ser abertos no dia 14 de janeiro, às 9h30, na sede da prefeitura. Segundo o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o documento já foi republicado.

O edital, elaborado pela prefeitura através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) foi publicado no início de junho. Um mês depois, uma das empresas registrou os questionamentos, o que forçou a suspensão do processo. O edital chegou a ser novamente publicado em outubro. 

Em novembro, o documento foi mais uma vez suspenso por conta de novos  questionamentos. De acordo com Carlos Mendes, superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Idepplan, o agora republicado edital foi submetido a uma pequena alteração técnica, por conta de um questionamento proveniente de uma das empresas que pleiteiam o serviço. 

“Retiramos uma equação que apenas ilustrava os cálculos de uma tabela de preços. Mantivemos a tabela intacta, o que não traz, efetivamente, nenhuma mudança com relação a valores e a exigências que as empresas precisam cumprir”, afirma.Segundo ele, a administração municipal está confiante de que o processo não será mais interrompido. “Acredito que todas as dúvidas foram sanadas com agilidade. Todos os pontos foram esclarecidos. Claro que, se houver novas dúvidas, vamos buscar responde-las. Mas já abrangemos boa parte do edital, sobretudo os pontos mais críticos”, diz.

EXIGÊNCIAS
O edital prevê frota de 65 ônibus, todos com idade de até quatro anos. Os veículos terão que disponibilizar tecnologias como sinal de internet sem fio, software de GPS para fiscalização do trajeto e gerenciamento do número de usuários. A empresa será responsável ainda pela manutenção do terminal urbano de passageiros, implementação de pelo menos quatro novas linhas, instalação gradativa de pelo menos 700 pontos de ônibus com cobertura e escritório de atendimento ao usuário instalado em área central.

Outra novidade será a bilhetagem eletrônica com conexões. Com o novo sistema, o passageiro poderá pegar, com o preço de apenas uma passagem, quantos ônibus necessitar, dentro de um espaço de tempo definido. Ganhará a licitação, válida por 15 anos, a empresa que apresentar a menor tarifa para oferecer o serviço. A tarifa atual, de R$ 3, é o valor máximo que as empresas poderão oferecer.

O transporte coletivo em Apucarana funciona desde 1974, através de uma permissão. O serviço que atualmente é prestado pela Viação Apucarana Ltda (VAL) conta com 65 ônibus e 29 linhas, com fluxo diário estimado em 20 mil passageiros.