O comércio de Apucarana abre amanhã (23) as portas até as 22 horas para a sua primeira Black Friday. Criada nos Estados Unidos para marcar o início da temporada de vendas para o Natal, a promoção ganhou também o Brasil, principalmente a internet. Em Apucarana, no entanto, o objetivo é levar essa liquidação para as ruas. A promessa, nesta primeira edição, é de descontos de até 70%. Além do comércio no centro, a Black Friday também vai movimentar o Shopping Centronorte, que manterá os descontos por uma semana – até dia 30.
O clima é de otimismo entre os lojistas. “A mobilização dos comerciantes está muito boa. A Black Friday é uma tendência mundial e Apucarana não pode ficar de fora”, assinala Aída Assunção, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), entidade promotora do evento, juntamente com a Câmara da Mulher.
Ela assinala que os descontos serão o chamariz da campanha. “A Black Friday movimenta bastante o setor eletrônico, mas, em Apucarana, a promoção contará com a participação de lojas de confecções e calçados”, afirma Aída. Segundo ela, a intenção é transferir a Black Friday “da internet para as ruas”. “O consumidor terá o mesmo desconto, que pode chegar até 70% em algumas lojas, com o diferencial de já levar as compras para casa, sem precisar esperar dez dias ou mais para entrega, como acontece no comércio virtual”, observa.
Aída afirma que a intenção é incluir a Black Friday no calendário anual do comércio em Apucarana. “A nossa intenção é movimentar o varejo e garantir boas opções de compras e, principalmente, de descontos para os nossos clientes”, afirma. No sábado, o atendimento do comércio não será alterado, com as lojas funcionando das 9 às 13 horas. A ampliação da jornada de trabalho na sexta-feira para a Black Friday foi acordada na convenção coletiva de trabalho do setor.
SHOPPING
No Shopping Centronorte, a Black Friday será de uma semana. A promoção começa amanhã e segue até dia 30. Os descontos também devem chegar a 70% em algumas lojas. Segundo a presidente da associação dos lojistas do shopping, Luciana Manganoti Miquelin, a procura dos consumidores já começou. “Muitas lojas anteciparam o início da promoção por conta da grande procura de clientes”, afirma. O horário de atendimento será o mesmo – 10h às 22 horas. A exceção é uma loja de eletrônicos e varejo, que abrirá a zero hora desta sexta-feira.
ARAPONGAS
A Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia) marcou para a semana entre 26 de novembro e 1º de dezembro a campanha “Black Week do Comércio de Arapongas”. O objetivo é estimular as vendas para o Natal, ofertando descontos aos consumidores. No entanto, o horário de funcionamento não será alterado.