Urnas eletrônicas serão transportadas hoje às seções eleitorais de Apucarana

Autor: Da Redação,
sábado, 27/10/2018
Urnas eletrônicas serão transportadas hoje às seções eleitorais de Apucarana

A justiça eleitoral encaminha hoje as últimas urnas eletrônicas que serão usadas no segundo turno das eleições. Nas comarcas de Apucarana e Arapongas serão utilizados 586 aparelhos. Assim como no primeiro turno, o transporte dos equipamentos está sendo feito por uma transportadora e não pelos Correios.

Em Arapongas, o transporte das 284 urnas para as seções eleitorais foi iniciado na quarta-feira. A comarca tem 30 locais de votação, 28 na sede e 2 no município e Sabáudia. Hoje pela manhã, os últimos dispositivos seguem para entrega. Em caso de problema no dia da votação, a justiça tem 31 unidades de reserva.

Em Apucarana, as urnas serão transportadas nas primeiras horas da manhã. São 302 equipamentos a ser distribuídos em 22 locais de votação em Apucarana e 3 nos municípios vizinhos de Cambira (2) e Novo Itacolomi.Segundo a chefe do Cartório Eleitoral da Comarca, Andrea Silva Milanin, a justiça eleitoral tem outras 28 urnas eletrônicas de reserva. No primeiro turno das eleições, dez urnas tiveram substituídas durante a votação.

Andrea acredita que o segundo turno não deve repetir as filas registradas na eleição de 6 de outubro. “Acreditamos que vai ser mais tranquilo, uma vez que agora o eleitor sabe o seu local de votação e temos apenas um candidato para escolha”, comenta. Nesta eleição, os números de parte das seções eleitorais foram alterados em virtude da extinção da 180ª Zona Eleitoral. Ela destaca que para o eleitor, o procedimento é o mesmo do primeiro turno. É preciso apresentar documento oficial com foto e o eleitor pode votar entre as 8 e 17 horas. No primeiro turno, eleitores que chegaram até as 17 horas receberam senhas e puderam votar mesmo depois do horário. Em vários locais de votação, o processo se estendeu para depois das 18 horas sem prejuízo do eleitor. “Contudo, neste domingo essa situação não deverá se repetir”, comenta.

Andrea reforça que o eleitor que tem um smartphone pode baixar o aplicativo E-Título, que traz informações como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e substitui o título de eleitor em papel e o documento com foto no caso dos eleitores que já fizeram o cadastro biométrico, como é o caso dos eleitores das comarcas de Apucarana e Arapongas.