MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Regional de Saúde atrasa repasse de flúor para Apucarana

A prevenção de cáries em mais de seis mil crianças da Rede Municipal de Educação de Apucarana pode ser prejudicada pela falha do repasse de flúor pela 16ª Regional de Saúde. Esta informação foi apresentada para a comunidade na reunião mensal do Conselho M

Da Redação

·
Regional de Saúde atrasa repasse de flúor para Apucarana - Foto: Divulgação/Profeta
Icone Camera Foto por Reprodução
Regional de Saúde atrasa repasse de flúor para Apucarana - Foto: Divulgação/Profeta
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2018, 10:19:00 Editado em 26.09.2018, 10:23:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A prevenção de cáries em mais de seis mil crianças da Rede Municipal de Educação de Apucarana pode ser prejudicada pela falha do repasse de flúor pela 16ª Regional de Saúde. Esta informação foi apresentada para a comunidade na reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde, na segunda-feira (24/9). Todos os meses, as crianças da Educação Fundamental I, de seis a 12 anos, fazem 25 mil bochechos com flúor, uma vez por semana.

continua após publicidade

A situação foi explicada pelo superintendente do Programa de Saúde Bucal da Autarquia Municipal de Saúde, Edmundo César Verona. A Regional de Saúde faz duas entregas anuais do produto para atender os dois semestres letivos, porém o último lote repassado foi em quantidade insuficiente para apenas mais uma aplicação. Desde junho a Autarquia de Saúde solicita outra quantidade do produto, suficiente para até o final do ano letivo, mas não foi ainda atendida.

“Em 31 de agosto reforçamos o pedido. Nesta segunda feira, fui pessoalmente à coordenação do programa na Regional de Saúde pedir nova remessa. A pessoa responsável pelo programa afirmou que o processo licitatório está em andamento, e que a entrega pode ocorrer, somente no final de outubro”, detalhou Verona.

continua após publicidade

O Programa Estadual de Bochecho com Flúor no Paraná é uma política de Estado implantada em 1980 e até hoje não havia sido registrado atraso no repasse do produto comprado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e distribuído pelas Regionais de Saúde. Desde 2013, o município fortaleceu a saúde bucal das crianças, promovendo 145 mil aplicações de flúor por ano.

“É inaceitável que nossas crianças fiquem sem o bochecho, que previne cáries e amplia a saúde dentária, por falta de planejamento e organização do Estado. A que ponto chegamos”, lamenta o prefeito em exercício Júnior da Femac.

A chefe da 16ª Regional da Saúde, Márcia Cristina Krempel, esteve na reunião do Conselho Municipal de Saúde e garantiu aos conselheiros que o processo de compra pela SESA está em andamento. “Houve um problema no processo licitatório. O  atraso será somente de uma semana. Até o dia 5 de outubro, no máximo, haverá reposição”, afirmou.

continua após publicidade

Este posicionamento chamou a atenção da superintendência de Saúde Bucal do Município, que no mesmo dia havia sido informada de forma contrária, e teme prejuízo à dentição das crianças. “O programa reforça as ações preventivas da cárie feitas pela equipe de Saúde Dental nas escolas, e se ocorrer o atraso de 30 dias vai quebrar complemente a proteção feita em Apucarana, que desde 2013 se tornou referência no Paraná”, defende Verona.

Regional também atrasou entrega de vacinas
Esta em a segunda vez que a 16ª Regional de Saúde atrasa medicamentos para a Autarquia Municipal de Saúde. Faltaram vacinas do calendário essencial, aplicáveis nos primeiros meses de vida de recém-nascidos, como a tetra viral que imuniza contra caxumba, sarampo, varicela e rubéola e também vacinas contra varicela (catapora), contra poliomielite (gotas). 

Além disso, outras registraram estoque baixo, como vacinas antirrábica humana, bem como vacina BCG, tuberculose, e os soros antirrábico humano e antiveneno. Desde julho, o prefeito Beto Preto pediu providências à 16ª RS, sobre a falta de vacinas. O assunto foi levado por ele à Brasília, no Ministério da Saúde, através da Frente Nacional dos Prefeitos, (FNP).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Regional de Saúde atrasa repasse de flúor para Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!