Repasse do município vai zerar fila por órteses e próteses em Apucarana

Autor: Da Redação,
sábado, 22/09/2018
Repasse do município vai zerar fila por órteses e próteses em Apucarana - foto: Divulgação

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Apucarana anunciou a liberação de R$ 88 mil para a Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap). O recurso será utilizado para zerar a fila por órteses e próteses de pacientes de Apucarana. A medida beneficiará 119 pessoas, que levariam em média um ano e meio para serem atendidas.

O anúncio foi feito pelo prefeito em exercício, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que esteve nesta quinta-feira (20/09) na sede da Adefiap. “Os recursos estão sendo liberados em duas parcelas, sendo que 30 pessoas já foram encaminhadas para a avaliação e dentro de poucos dias estarão com suas órteses ou próteses”, observa Junior da Femac, que esteve acompanhado durante a visita pela vereadora Márcia Sousa. 

Junior da Femac ressalta que a entrega dos materiais, produzidos de forma personalizada, vai garantir qualidade de vida. “A administração do prefeito Beto Preto prioriza o atendimento aos portadores de necessidades especiais. Quando a pessoa consegue realizar as atividades cotidianas com qualidade, graças a uma prótese ou órtese, vemos que é uma medida que faz toda a diferença”, ressalta.  

O prefeito em exercício de Apucarana lembra que o Ministério da Saúde repassa, mensalmente, cerca de R$ 15 mil para o atendimento de pacientes de toda a 16ª Regional de Saúde. “É um valor que não é suficiente para atender toda a demanda e por isso ocorre essa fila de espera. Apucarana, através do prefeito Beto Preto, se sensibilizou com a situação e fez a liberação desses recursos para atendimento dos seus pacientes”, pontua Junior da Femac.

Diante da escassez de recursos, a Adefiap iniciou uma peregrinação junto às esferas de governo. “Procuramos o governo federal, estadual e o municipal. Encontramos uma resposta positiva somente em âmbito municipal, junto à Prefeitura de Apucarana”, observa Paulo Antônio da Silva, presidente da Adefiap.

De acordo com ele, os recursos liberados pela Prefeitura de Apucarana serão utilizados para o atendimento de pacientes em diversos materiais, como colete cervical, prótese transfemural, cadeira rodas, colar cervical, bengala, palmilha, andador, cadeira de banho, talas e calçados ortopédicos.