Pediatra do Hospital da Providência Materno Infantil orienta sobre o Sarampo

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 20/08/2018
Foto: Tribuna do Norte

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode ter complicações como pneumonias, infecção no ouvido médio e meningite, mas a medida para evitar essa doença é simples, a vacinação.

“O sarampo é transmitido por gotículas ou secreções que podem ser provenientes da tosse ou espirro de quem está com o vírus. Os sintomas são febre progressiva, ou seja, ela começa com febre baixa e vai subindo gradualmente, mal estar, perda de apetite e apatia, no quinto dia a doença se manifesta a partir do exantema, ou seja, a criança passa a ter as lesões de pele características do sarampo. Caso esses sintomas apareçam procure assistência médica e em seguida levem a criança para ser vacinada”, explica o pediatra do Hospital da Providência Materno Infantil, Luiz Carlos Busnardo.

“Se a criança apresentar esses sintomas, os pais não devem levá-la a escola ou creches para evitar que outras crianças que ainda não tomaram as vacinas sejam infectadas”, afirma a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Samanta Campaner.

O médico afirma que o sarampo por ser uma doença viral, possui tratamento de suporte. “Deve-se manter a criança hidratada, controlar afebre e aguardar que o sistema imunitário da criança expulse o vírus, o que nós temos que tratar são as complicações como a pneumonia causada pelo estafilococo que é muito grave e a criança deve ser tratada com antibiótico de alta potência”, explica o médico.

De acordo com o pediatra toda criança deve ser vacinada “A vacinação é imprescindível, é um dos cuidados que os pais têm que ter com seus filhos, assim como higiene, alimentação, carinho e proteção. Nenhum pai ou mãe pode deixar de levar seu filho para vacinar, a vacina é de graça, eficiente, com baixa reatividade”, afirma.