Após o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, realizado no último sábado, Apucarana chegou perto de imunizar 55% do seu público-alvo. A meta no município é vacinar 6.450 crianças entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).
De acordo com o balanço divulgado hoje (20) pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), só no sábado foram imunizadas 2.123 crianças contra a pólio (paralisia infantil) e 2.045 contra o sarampo. Somando aos resultados alcançados nos 12 primeiros dias da campanha, iniciada dia 6, esses números sobem para 3.520 e 3.419, com uma cobertura de 54,57% e 53,1%, respectivamente.
“A procura pelas duas vacinas no Dia D foi boa, mais que dobrando o nosso índice de cobertura, que estava em 20%. No entanto, alertamos que ainda falta muita criança para vacinar. Nossas 23 Unidades Básicas de Saúde continuam à disposição dos pais para levar seus filhos para vacinar, de segunda-feira e sexta-feira, de 8 às 14h30, até o dia 31 de agosto, quando termina a campanha”, orienta o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
O prefeito Beto Preto conclama aos pais a atender o chamamento desta campanha de vacinação. “A vacina é a única forma de evitar que as nossas crianças sejam atingidas por estas doenças. Procurem o quanto antes uma das nossas unidades de saúde, onde nossas equipes também irão atualizar outras vacinas do calendário de vacinação de seus filhos que possam estar em atraso”, observa Beto Preto.
Apenas cinco UBSs não contam com sala de vacina em Apucarana: a Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.
Balanço nacional é de 40%
De acordo com balanço preliminar divulgado já no sábado pelo Ministério da Saúde Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite no Brasil terminou com ao menos 40% do público-alvo vacinado. Este número, no entanto, deve ser atualizado durante a semana por todos os serviços de saúde do país. Veja na tabela abaixo o público já imunizado por estado.
A meta de vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e a poliomielite é de 95%.
O Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Sete pessoas morreram devido à doença no país, 4 em Roraima e 3 no Amazonas.