Católicos vão rezar missa para suicidas na capela do Cemitério Cristo Rei

Autor: Da Redação,
domingo, 12/08/2018
Imagem ilustrativa

A direção da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) confirmou que uma mulher católica requisitou disponibilidade da capela do Cemitério Cristo Rei, na Rua Nova Ukrânia, na zona sul da cidade, para que seja rezada uma missa em intenção das almas dos suicidas no próximo domingo (12) pela manhã. 

Ainda de acordo com a Aserfa, a mulher e outras pessoas católica estariam apenas acertando alguns detalhes finais com o padre responsável pela missa. 

Compreensão do suicídio
A compreensão do suicídio, até há pouco tempo, era radical e a Igreja pensava de forma condenatória. Assim, para alguém que cometesse suicídio, o lugar do sepultamento era fora do cemitério. A Igreja não concedia perdão, num ato terminal de uma pessoa tirando a vida.

Em consequência, o falecido não era levado a Igreja para as orações de encomendação, benção da sepultura etc. Nem mesmo os Párocos aceitavam em celebrar orações que tradicionalmente se fazem pelos mortos, 7º dia, 30º dia, 1º ano de falecimento.

Felizmente hoje se pensa diferente, somos criaturas humanas e não temos condições de julgar um derradeiro ato humano, como o suicídio. As causas são muitas, complicadas e muitas delas sem uma resposta conclusiva.

Modo de pensar mais humano
Hoje os sacerdotes, estão presentes no momento do sepultamento e nas orações que se realizam posteriormente. Este modo de pensar é mais humano, cristão e solidário para com a família que sofre duplamente a perda de alguém morre praticando o suicídio.

"Deus é que nos julgará ele que conhece as profundezas do ser humano. Ele que saberá os verdadeiros motivos de tal ato contra a vida."---