Bancários de todo o Brasil rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e realizam nesta sexta-feira (10) em todo o Brasil o Dia do Basta, com paralisação parcial das atividades.
De acordo com a direção do Sindicato dos Bancários de Apucarana, abertura das agências e dos departamentos bancários será retardada em protesto contra 'os ataques aos direitos dos trabalhadores e contra o desemprego e a retirada de direitos da categoria'. O Dia do Basta foi convocado pela CUT e demais centrais sindicais, com apoio das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e de vários movimentos sociais.
Em Apucarana, integrantes do Sindicato dos Bancários informaram que o acesso ao interior da agência do Banco Itaú situada na Avenida Curitiba, em frente à Holandeza, no centro de Apucarana, será impedido a até as 11 horas e a finalidade, segundo os sindicalistas, e protestar contra medidas implementadas pelos bancos.
Medidas desagradaram
Ainda de acordo com sindicalistas, medidas como como a mudança da data do pagamento, imposição de um Banco de Horas com prazo longo para compensação do trabalho extraordinário, além de parcelamento das férias em até três períodos, foram anunciadas logo após ter entrado em vigor as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) propostas pelo governo Michel Temer (PMDB). Os bancários reiteram que tais medidas estã prejudicando a categoria.