Acia divulga nota de repúdio contra aumento da energia elétrica

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 29/06/2018
Acia divulga nota de repúdio contra aumento da energia elétrica - Foto: Divulgação

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) divulgou uma nota de repúdio ao reajuste aplicado pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) na conta de luz em todo o Paraná. De acordo com o presidente da instituição, medida é “inoportuna” e prejudica setores produtivos. 

O reajuste começou a valer a partir do último domingo (24).  Para os consumidores residenciais, o porcentual ficou em 15,06%. Já os usuários de alta tensão, como as indústrias, vão pagar até 17,5% a mais na energia.A nota da Acia está sendo compartilhada através de redes sociais e aplicativos de mensagens. 

De acordo com o texto, o aumento “excede absurdamente a inflação do IPCA de 2,86% no ano de 2017 e do mesmo índice aplicado pela própria agência estatal em junho de 2017 que foi de 5,85%”.Quem assina a nota é o presidente da Acia, Jayme Leonel, que afirmou ontem que o reajuste é algo “fora da realidade”. 

“Como os setores produtivos vão repassar esses valores absurdos? A economia está retraída. Não esperávamos por este aumento. Ele chega em hora muito imprópria”.

Pedido de revisão
Segundo ele, a Acia pede que a medida seja revista. “O reajuste pega todos os setores de surpresa. Não podemos aceitar isto. Gostaríamos que os valores fossem revistos, sendo reduzidos para o nível da inflação do período. Este é o limite aceitável”, avalia.