Foram preciso apenas cinco horas para esgotar pouco mais de duas mil doses de vacina contra a gripe que a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) tinha em estoque. As últimas doses foram liberadas para população em geral a partir desta segunda-feira (25). As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina no município abriram hoje suas portas com fila de espera para receber a imunização contra o vírus da influenza.
A UBS Joaquim Trizotti, no Núcleo Habitacional Adriano Correia, foi a primeira a ficar sem vacina, por volta das 9h30. Na UBS Pedro Barreto, no distrito de Vila Reis, não foi muito diferente, onde o estoque esgotou em torno das 10h30.
Nas demais UBSs, a vacina contra gripe durou até pouco mais do meio dia. Na Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, região central, as 200 doses disponíveis acabaram por volta das 12h30 horas. A procura continuou ao longo do dia, mas já não era possível prestar o atendimento de proteção contra a gripe que ficou à disposição dos grupos prioritários por 2 meses.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe começou dia 23 de abril e foi prorrogada três vezes. Mesmo assim, apesar dos esforços das autoridades de saúde, o índice de cobertura ficou abaixo dos 90% recomendado pelo Ministério da Saúde.
“Apucarana fechou o primeiro dia de liberação para o público em geral sem uma dose da vacina. Muita gente estava esperando essa oportunidade e não perdeu tempo para se proteger da gripe. Só lamentamos que uma parcela grande de alguns grupos prioritários, como o das crianças e gestantes, ficou desprotegida. Em Apucarana, levantamento parcial indica que apenas 61,5% das crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) e 78,45% das gestantes haviam recebido a vacina até a semana passada” relata o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, deve anunciar entre amanhã e depois, um balanço geral da vacinação contra gripe no município, que encerrou oficialmente na última sexta-feira (25).
A decisão da AMS de liberar a vacinação contra gripe para população em geral seguiu orientação divulgada na última sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). “Comunicamos que os municípios que já atingiram a cobertura vacinal da influenza para grupos prioritários poderão vacinar a população em geral com o saldo desta vacina”, diz o comunicado da SESA.