Uma das principais atrações da Festa da Cerejeira, que teve sua 24ª edição aberta na noite de quinta-feira (21), é o sukiyaki. A iguaria de origem japonesa é o alimento mais concorrido no evento e faz com que, todos os anos, milhares de pessoas prestigiem a festa. A preparação é realizada de maneira voluntária, uma tradição que já dura vários anos.
A expectativa é de que sejam vendidas de 5 mil a 6 mil cumbucas de sukiyaki ao longo da festa. São utilizadas 6 mil maços de verduras, entre acelga, repolho, brócolis, couve-flor, cebola e cebolinha, além de aproximadamente 300 litros de shoyu, 600 quilos de macarrão e outros 600 quilos de carne.Uma das colaboradoras mais antigas na preparação do prato, Massako Kayukawa trabalha na Festa da Cerejeira desde a primeira edição. Com 84 anos, ela faz questão de participar. “É muito bom, uma verdadeira tradição de Apucarana. É uma felicidade muito grande participar desta festa”, diz.
Ela lembra ainda que, neste ano, comemora-se os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. “Comemorar este marco da imigração é muito importante. Meus pais vieram do Japão para o Brasil e lembrar dos nossos familiares que fizeram esta viagem é fundamental”.Já Neusa Miyazaki começou a trabalhar na festa há cerca de 15 anos. Na época, cortava verduras. Hoje, é uma das coordenadoras do sukiyaki na Festa da Cerejeira.
“Ficamos esperando o ano todo para iniciar os preparativos, tamanha é a ansiedade. A festa é muito importante para toda a colônia japonesa de Apucarana”, destaca.Segundo ela, nestes 24 anos, a festa mudou bastante. No entanto, ainda mantém o espírito que a tornou conhecida.
“A Festa da Cerejeira cresceu demais, tanto em tamanho quanto em importância. Ela é conhecida por muita gente, que vem de longe para cá. No entanto, a essência é a mesma, e isso é muito importante. A dança, a música, a comida, tudo isso nos liga com a tradição dos nossos pais e avós. Inclusive o sukiyaki, que é feito com o mesmo cuidado de sempre”.
A 24ª Festa da Cerejeira acontece na sede da Acea, que fica na Rua Jaboti, 101, e vai até domingo (24). A entrada custa R$ 3. Já o estacionamento interno custa R$ 15.
Abertura
A abertura da 24ª edição da Festa da Cerejeira ocorreu na noite de quinta-feira (21) e contou com a presença de várias autoridades. Estavam presentes o cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura, o presidente da Acea Keniti Ishida, o diretor da Acea Satio kayukawa, a secretária de Educação Marli Fernandes, padre Roberto Carrara e o presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli.