MuniCiência: Projetos inovadores são premiados durante a Marcha

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 24/05/2018
“Terra Forte”, de Apucarana, ficou entre os 15 finalistas, em meio a centenas de concorrentes de todo Brasil (Foto: divulgação)

O Programa “Terra Forte”, da Prefeitura de Apucarana, ficou entre os 15 finalistas do país no Prêmio MuniCiência -Municípios Inovadores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O resultado saiu no início da tarde desta quarta-feira (23/05), na Câmara Federal, durante evento da 21ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios.

Para o prefeito Beto Preto, que participou da solenidade, o projeto de Apucarana ganhou evidência em função de valorizar a agricultura familiar, estimulando a fruticultura. “A ideia de geração de emprego e renda com a fruticultura, evitando o êxodo rural, favorecendo a sucessão familiar na propriedade, e enriquecendo a alimentação escolar com frutas, teve repercussão positiva no evento da CNM”, avaliou o prefeito, que foi procurado por muitos gestores interessados.

Ele enfatizou ainda que, pelas regras do concurso, venceriam os projetos que tivessem mais votos no site da CNM. “Não houve critérios técnicos de avaliação, mas pelo grande interesse gerado pelo Terra Forte ficamos amplamente satisfeitos e com a certeza de que a proposta é boa para a agricultura familiar e para a merenda escolar, além de ser de fácil aplicação nos municípios”, comentou Beto Preto.

“É uma alegria fazer parte da nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios”. A afirmação é do prefeito do Município paranaense de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto, novo representante do movimento municipalista na região Sul do Brasil, ao participar da marcha dos prefeitos à Brasília.

Propostas inovadoras para a gestão pública

Conforme explicam dirigentes da CNM, o Prêmio MuniCiência tem por objetivo identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas nos Municípios. Além de reconhecer a boa gestão, o prêmio objetiva difundir as iniciativas para que sirvam de referência aos demais gestores de todo o território nacional.

Subiram ao palco para a cerimônia do prêmio, a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski; o consultor da CNM Juarez Henrichs; o ministro Conselheiro Chefe da Sessão de Cooperação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel; além de representantes dos 15 Municípios finalistas, Abaetetuba(PA), Apucarana(PR), Barcarena(PA), Bom Despacho(MG), Cascavel(PR), Consórcio Iberê(SC), Gurjão(PB), Itabira(MG), Ponta Grossa(PR), Rio Grande(RS), Santa Clara do Sul(RS), Santa Cruz da Esperança(SP), São Bento do Uma(PE), Teresina(PI) e Venâncio Aires(RS).

Em primeiro lugar, ficou o Programa Santa Clara Tem Valor, do Município de Santa Clara do Sul (RS); o segundo lugar ficou com o Programa de Protagonismo Juvenil, do Município de Guarjão (PE); o terceiro foi para o Programa Estou Presente Professor, do Município de São Bento do Uma (PE); quarto lugar para o projeto Sistema Alternativo de Tratamento de Água para Consumo Humano, do Município de Abaetetuba (PA); e em quinto lugar, classificou-se o Projeto Arte na Parada, do Município de Rio Grande (RS).