A Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a Secretaria da Promoção Artística, Cultura e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) iniciaram preparativos para a realização da 14ª Festa Nacional de Santo Expedito, que acontece dias 21 e 22 deste mês, nas dependências do parque ecológico que recebe o mesmo nome da santidade, situado no Bairro da Igrejinha.
Anualmente, os festejos atraem caravanas de fiéis de vários pontos da região e até de outros estados. “Como acontece anualmente, já estamos intensificando os preparativos estruturais e deixando o parque ainda mais bonito para recebermos os devotos”, afirmou o prefeito de Apucarana, Beto Preto.
A parte religiosa é toda preparada pela paróquia. Conhecido como “santo das causas impossíveis” pelos cristãos católicos, Santo Expedito também é chamado para interceder nas situações que precisam medidas urgentes. O seu dia oficial é 19 de abril.
O parque
Desde outubro de 2015, o Parque Ecológico Santo Expedito é administrado pela Mitra de Apucarana, através da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Igrejinha), que sempre esteve à frente dos eventos religiosos no local desde a inauguração, em 2004. Os direitos para gestão do espaço público foram aprovados pelos vereadores e têm vigência inicial de cinco anos, prorrogável por igual prazo mediante consenso entre as partes.
Pelos termos da lei de concessão, a prefeitura continua responsável pela manutenção geral do parque com roçagem, limpeza, pinturas, iluminação e demais obras necessárias. Em contrapartida, toda obra realizada pela Mitra durante o período de concessão fica automaticamente incorporada ao parque, sem nenhum ônus futuro ao município. Criado no ano de 2004, o Parque Ecológico Santo Expedito teve origem a partir de um projeto de recuperação e preservação da nascente do Córrego Jaboti.