Prefeitura distribui 150 mil mudas de café em Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 16/01/2018
Prefeitura distribui 150 mil mudas de café em Apucarana

A Secretaria Municipal de Agricultura de Apucarana está distribuindo mudas de café para agricultores do município. As plantas, produzidas no Horto Municipal, começaram a ser entregues ontem. No primeiro dia, a secretaria estima que mais de um quarto das 150 mil mudas já está em posse dos produtores. A distribuição faz parte do Programa Terra Forte.

Os agricultores que estão recebendo as mudas são aqueles que já se cadastraram na secretaria e fizeram o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). É importante destacar que as mudas têm preço subsidiado pela prefeitura. 

“Os interessados devem procurar a sede da secretaria, localizada na Rua Lapa, ao lado da Prefeitura, para gerar o DAM. Após fazerem o pagamento da guia, os produtores devem apresentar o documento e fazer a retirada das mudas no Horto Municipal”, explica José Luiz Porto, secretário municipal de Agricultura.De acordo com ele, o objetivo da distribuição das mudas é manter a qualidade da agricultura praticada no município. “O café é um cultivo tradicional na região, com alta qualidade e, por isso, estamos auxiliando os produtores, incentivando a agricultura local. A medida é indicada para quem quer retomar o cultivo de café e também para aqueles que pretendem renovar o cafezal”, aponta. Das 150 mil mudas colocadas à disposição pela secretaria, 40 mil já foram entregues apenas no primeiro dia, estima o secretário. Ao todo, 73 produtores serão beneficiados pelo programa. “Já abrimos inscrições para as distribuições em 2019”, salienta Porto.Em 2014, o Horto Florestal recebeu um investimento considerável, com o intuito de adequar a área às diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reforçando o apoio aos agricultores. 

A cafeicultura da região havia sofrido um duro golpe em 2013, data em que uma forte geada destruiu partes significativas da produção.Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), através do Departamento de Economia Rural (Deral), o município de Apucarana tinha 4.280 hectares com plantações de café na safra 2012/2013. Naquele ano, a área produtiva foi de pouco menos de 4.190 hectares, perdas de 2,1%. Já na safra seguinte, quando a geada acometeu os cafezais, a área total de plantio foi de 2.270 hectares. No entanto, a área produtiva foi de apenas 910 hectares, perdas de 60%.Desde então, a cafeicultura vem em um ritmo de recuperação. A safra 2016/2017 fechou com uma área total de 1.850 hectares, com área produtiva de 1.780 hectares. A estimativa para a safra 2017/2018, segundo o Deral, é de 1.720 hectares, com colheita em 1.600 hectares. Atualmente, os cafezais estão em fase de frutificação.