'Mulheres em Ação' oferta atendimento social, psicológico e jurídico

Autor: Da Redação,
terça-feira, 26/09/2017

Atendimento social, psicológico e jurídico visando orientação e combate à violência. Barracas de beleza, com esmaltação e design de sobrancelhas, e da promoção da saúde, com verificação de pressão arterial, testes de glicemia e de doenças sexualmente transmissíveis, além de distribuição de mudas de árvores.

Estas são algumas das atividades que serão oferecidas às apucaranenses que participarem do evento “Mulheres em Ação”, que acontece nesta quinta-feira (28), das 9 às 18 horas, na Escola Municipal Fernando José Acosta, no Residencial Sumatra, e nesta sexta-feira (29/09), das 9 às 13 horas, na praça da igreja central do Distrito de Vila Reis.

Uma promoção da Prefeitura de Apucarana, através das secretarias da Mulher e Assunto da Família, Assistência Social, Esportes e Juventude, Agricultura, e autarquias da Saúde e Educação, em conjunto com o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, o “Mulheres em Ação” terá como atração o “Ônibus Lilás”, que é uma Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, idealizada dentro do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

“Serão dois dias de atividades intensas. Convidamos a todas as mulheres da cidade, independente do bairro onde residam, para participarem pelo menos de um dos dias do “Mulheres em Ação”. Teremos atendimento de profissionais das equipes do Centro de Atendimento da Mulher (CAM), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro da Juventude, da Autarquia de Saúde e da Educação, Agricultura, entre outras secretarias”, detalha Denise Canesin Moisés Machado, secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana.

Como funciona
Os “ônibus lilás” – como são conhecidas as unidades – são adaptados e equipados com espaços para atender mulheres de forma individual e sigilosa, garantindo a sua privacidade. Em cada ponto de parada, uma equipe profissional, com psicóloga e assistente social, fica à disposição para atender e orientar as moradoras locais, inclusive encaminhando para serviços especializados, quando necessário.