30º BIMec de Apucarana faz exercício com anfíbio Guarani

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 19/07/2017
Viatura tem capacidade para 11 homens. (Foto - Maicon Sales)

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), unidade do Exército Brasileiro em Apucarana (norte do Paraná), realizou na quarta-feira (19) mais um exercício com unidades da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani. A atividade operacional foi realizada no Lago Jaboti, na zona sul da cidade. A atividade chamou a atençáo de pessoas que passavam pelo local.

De acordo com o setor de Comunicação Social do 30º BIMec, o Guarani é "um moderno e poderoso instrumento para operações militares de ataque, defesa, patrulhamento e missões de paz". Desenvolvido a partir de pesquisas empreendidas por diferentes unidades do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, a família de blindados Guarani está sendo produzida em parceria com a multinacional italiana IVECO. 

Foto por Reprodução

Com capacidade para 11 homens – sendo nove combatentes, um atirador e um condutor –, o blindado Guarani contém, além de ar condicionado, uma série de inovações tecnológicas: baixa assinatura térmica e radar – o que dificulta sua localização pelos inimigos; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro; navegação por GPS; freios ABS; visão noturna; motor de 383 cv, com velocidade máxima de 100 km/h; sistema de gerenciamento de campo de batalha; e sistema de consciência situacional. 

Hélices traseiras - O Guarani também é preparado para navegação, com hélices traseiras que lhe dão capacidade anfíbia. Suas torres podem ser equipadas com canhões de munição de 30mm, além de metralhadoras .50 e 7,62mm. É projetado para atingir alvos aéreos e terrestres. Desde 2013, os militares dos batalhões de infantaria mecanizado das regiões Sul e Centro-Oeste estão recebendo treinamento específico para operar o novo blindado.

Foto por Reprodução