Hospital da Providência conquista resultado positivo no controle de infecção

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 04/05/2017
Hospital da Providência conquista resultado positivo no controle de infecção

Pode parecer um ato banal, mas uma das práticas diárias mais importantes para prevenir infecções é mantendo as mãos higienizadas. Esses cuidados devem ser levados a sério não só em ambientes hospitalares, como na rotina das pessoas. Por isso, foi criado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado nesta sexta (5).

“Esse hábito pode evitar a proliferação de doenças, como a gripe, conjuntivite, bactérias multirresistentes (resistentes aos antibióticos), entre outras.  Essas bactérias hospitalares, por exemplo, 50% estão presentes na comunidade”, esclarece a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Samanta Campaner, do Hospital da Providência, de Apucarana. 

Algumas medidas, como higienizar corretamente as mãos, fizeram com que o Hospital da Providência conquistasse resultados positivos no controle de infecção relacionada à assistência hospitalar. Segundo dados do divulgados pelo hospital, a taxa global do 2° semestre do ano passado foi 1,34% e atende o índice preconizado pelo Ministério da Saúde.

A taxa global foi, em média, 1,52% nos primeiros seis meses de 2016 e caiu para 1,34% no 2° semestre. O número atende ao índice preconizado pelo Ministério da Saúde que tolera até 5% de taxa de infecções nas unidades hospitalares.

Leia a matéria completa na edição impressa ou digital desta sexta-feira (5) do jornal Tribuna do Norte.