Clientes chegam mais cedo para atendimento na agência da Caixa em Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 11/10/2016
Clientes chegaram às 8h15 para atendimento que começou às 9 horas nesta terça-feira. Foto: TNonline

Clientes e correntistas chegaram mais cedo nesta terça-feira (11) para atendimento na agência da Caixa Econômica Federal, na Praça Rui Barbosa, em Apucarana. A unidade abriu uma hora antes do normal por conta da greve de 31 dias dos bancários. Por volta das 8h15 havia várias pessoas sentadas em frente a unidade esperando o início do expediente. 

As agências da instituição financeira também abriram uma hora mais cedo na segunda-feira (10) nas cidades onde a greve foi encerrada na última sexta-feira. Nas cidades onde os bancos abrem às 10h, os clientes serão atendidos a partir das 9h e, onde o atendimento começa às 11h, a abertura será às 10h. Bancários de todo o país retornaram ao trabalho na última sexta-feira. Os trabalhadores aceitaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

O acordo, válido por dois anos, inédito, prevê 8% de reajuste no salário em 2016, mais abono de R$ 3,5 mil. No vale-alimentação o reajuste proposto é maior, de 15%. O vale-refeição e o auxílio-creche/babá serão reajustados em 10%. Para 2017, haverá a correção integral da inflação acumulada, mais 1% de aumento real nos salários e em todos os benefícios.

Os bancários também conseguiram o abono dos dias parados e o aumento da licença-paternidade de cinco para 20 dias. A licença, entretanto, vale a partir da definição do benefício fiscal pelo governo. No primeiro dia após o fim da paralisação, as filas foram gigantescas em Apucarana e Arapongas. Os clientes precisaram ter muita paciência para conseguir atendimento. 

A Caixa foi o banco com maior procura. Segundo informações do sindicato dos bancários, o atendimento deve ser normalizado até o final desta semana. Como o retorno da greve se deu no período de pagamento e ainda próximo de um feriado nacional, o problema das filas acabou sendo agravado.