Bancos registram movimentação intensa de clientes após fim da greve

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 07/10/2016
Clientes aguardam na fila para entrar na Caixa. Foto: José Luiz Mendes

A sexta-feira (7) começou com movimentação intensa de pessoas nas agências bancárias de Apucarana. Os bancários encerraram a paralisação após 31 dias em assembleia realizada na noite de quinta-feira (6).  Os trabalhadores aprovaram a proposta de reajuste de 8%, além de abono salarial de R$ 3,5 mil e reajuste em outros benefícios. Com isso, as agências reabrem já a partir de hoje nos 22 municípios da base sindical de Apucarana, que compreende também Arapongas.

Foto por Reprodução

Com os bancos funcionando normalmente, clientes aproveitaram para resolver pendências já na manhã desta sexta-feira (7). A maior movimentação foi registrada nas unidades da Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco, na Praça Rui Barbosa. 

Foto por Reprodução

Proposta aprovada
De acordo com Maria Salomé Fujii, presidente do Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região, a aprovação da proposta partiu de um indicativo do comando de greve. “A proposta não é totalmente satisfatória. No entanto, devido às circunstâncias, resolvemos aprovar. 

Conforme o comando da greve, nada a mais seria apresentado na mesa de negociações”, destaca. Além do reajuste nos salários e o abono salarial, a proposta da Fenaban (braço sindical da Febraban, entidade que representa os bancos) ainda garante um reajuste do vale-alimentação de 15% e aumento de 10% nos vale-refeição e auxílio-creche.

Além do reajuste nos salários e o abono salarial, a proposta da Fenaban (braço sindical da Febraban, entidade que representa os bancos) ainda garante um reajuste do vale-alimentação de 15% e aumento de 10% nos vale-refeição e auxílio-creche.

Os valores acordados ficaram bem abaixo do que pedia a classe: reposição da inflação do período e 5% de aumento real, piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho), além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho. (Renan Vallim)