Empresa garante duplicação de trecho da BR-376 em 2017

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 17/08/2016
Pista da BR-376 entre Apucarana e Califórnia terá mais uma trincheira - Foto: Delair Garcia

A alteração no fluxo de veículos na BR-376, previsto para acontecer após o término da duplicação entre Apucarana e Califórnia, está preocupando a Prefeitura de Apucarana. Por isso, a administração municipal solicitou um detalhamento da construção para a RodoNorte, responsável pela obra. A empresa garante que o trecho será entregue em 2017 e que uma alteração no projeto foi feita a partir de um pedido da administração apucaranense

A Prefeitura afirma que vem recebendo questionamentos relativos a acessos e saídas de bairros, retornos e transporte coletivo. Com o objetivo de tirar dúvidas, o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, reuniu-se na última semana com o engenheiro Marcus Vinicius Pereira, responsável técnico da RodoNorte. 

TRINCHEIRA
De acordo com Moreno, estão previstos um viaduto no trevo de acesso ao Contorno Sul (que já está pronto), um na linha férrea e dois no acesso ao aeroporto. “Além disso, através de uma mobilização liderada pelo prefeito de Apucarana e por empresários da região, a concessionária se comprometeu a construir um retorno em desnível, através de uma trincheira, nas imediações do quartel do 30º BIMec”, reforça. 

Através da assessoria de imprensa, a RodoNorte informou que, mesmo com a alteração do projeto, o cronograma de obras deve ser mantido, com a entrega do trecho sendo feita em 2017. O trecho de 11 quilômetros deve ser o próximo a ser entregue pela empresa. 

“O projeto executivo dessa trincheira está em fase de elaboração final. Assim que concluído o projeto, a CCR RodoNorte vai encaminhar para avaliação do DER. Se aprovado o projeto, a nova obra fará parte do trecho em duplicação”, informa nota oficial. Ainda de acordo com a nota, está prevista a contratação de mais R$ 900 milhões em obras nos próximos 40 dias. Esse valor, somado aos 2,5 bilhões já executados, totalizam quase que todos os 3,6 bilhões em investimentos que a RodoNorte tem em seu contrato. 

FRENTES DE TRABALHO
Haverá ainda em 2016 duas novas frentes de trabalho, uma em Ortigueira e outra em Tibagi. O trecho subsequente ao que está sendo realizado atualmente, entre Apucarana e Califórnia, ainda não tem previsão para início. A obra total de duplicação, entre Apucarana e Ponta Grossa, será finalizada nos próximos 5 anos de concessão.