Candidatos da UEM fazem prova de Português hoje na Fecea

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 18/07/2016
O campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passa por uma fase de carência de recursos para custeio - Foto: José Luiz Mendes

Prossegue nesta segunda-feira (18), com a prova de Redação, Português, Literatura e Língua Estrangeira, o Vestibular de Inverno 2016 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com 17.505 candidatos inscritos, oriundos dos 26 estados brasileiros. O concurso termina terça-feira (19) e o horário de início das provas [e sempre às 9 horas. 

As provas são aplicadas em 9 cidades do Paraná, incluindo Apucarana, onde um número expressivo de candidatos faz as provas no Campus da Unespar/Fecea, na saída para Califórnia (zona sul da cidade). Em Ivaiporã (região do Vale do Ivaí) também serão realizado vestibular da instituição estadual de ensino superior. 

A prova de Conhecimentos Gerais teve 40 questões alternativas múltiplas, envolvendo as matérias de arte, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia, e foi aplicada no domingo (17).  Nesta segunda-feira, os candidatos farão as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Haverá 10 questões de alternativas múltiplas de língua portuguesa, 5 de literaturas em língua portuguesa e 5 questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês, de acordo com a opção indicada na ficha de inscrição). Na prova de Redação, os vestibulandos serão solicitados a elaborar a produção de 2 a 4 gêneros textuais. 

TÉRMINO NA TERÇA - Encerrando o Vestibular, na terça-feira será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com 40 questões de alternativas múltiplas, sendo 20 de cada uma das matérias pertinentes ao curso escolhido pelo candidato. Nos três dias, as provas serão aplicadas das 9 às 13 horas. A grande maioria dos candidatos, 11.914 pessoas, farão as provas em Maringá. 

OUTROS CAMPUS - Além do campus da UEM, o Vestibular será aplicado na Unicesumar, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Faculdade Cidade Verde e na Feitep (Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional). Além de Maringá, haverá provas nas cidades de Cianorte (854 candidatos), Campo Mourão (551), Goioerê (237), Ivaiporã (326), Paranavaí (924), Apucarana (1.377), Umuarama (1.246) e Cidade Gaúcha (76). 

1.400 FISCAIS - Organizadora do concurso, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) está mobilizando cerca de 1.400 pessoas para atuar na fiscalização do evento, todas devidamente treinadas e instruídas pela Comissão. Elas responderão como coordenadores de sede, fiscais de bloco e fiscais de sala/corredor. No total, aproximadamente 2 mil pessoas estão envolvidas com a preparação deste Vestibular, incluindo os incumbidos pela elaboração e revisão das provas, além dos que trabalharão na avaliação da prova de Redação.