Unespar retoma aulas hoje em Apucarana após situação de ameças a professores  

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 14/04/2016
O campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passa por uma fase de carência de recursos para custeio - Foto: José Luiz Mendes

As aulas no campus de Apucarana (norte do Paraná) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) serão retomadas nesta quinta-feira (14). As atividades estudantis foram suspensas por dois dias após um acadêmico do curso de Letras ameaçar a integridade física e moral de professores e alunos, inclusive com ameças de morte

A decisão de retomar as aulas aconteceu durante reunião na tarde de ontem (13), que durou cinco horas, entre o diretor do campus, professor Narciso Luiz Rastelli, o reitor em exercício da instituição, Antônio Rodrigues Varela Neto e o Conselho do Campus, composto por 31 pessoas, entre professores, universitários e servidores.  Segundo Varela, a decisão foi tomada com base em medidas judiciais e administrativas tomadas até agora.

SITUAÇÃO DE CONFLITO
“Nós temos uma situação de conflito séria. Já fizemos boletins de ocorrências, inclusive nas duas oportunidades com representação, e encaminhamos ao Judiciário o pedido de medidas cautelares, que estamos aguardando a decisão”, afirma. Ontem três professores foram até a delegacia fazer a representação do crime de ameaça.

MEDIDA PROTETIVA
A procuradoria jurídica da Unespar pediu anteontem ao Judiciário medida protetiva aos professores e alunos da universidade e também para que o estudante, que tem comportamento agressivo e de enfrentamento, não frequente a sala de aula nem o campus universitário enquanto aguarda a apreciação jurídica dos fatos.  

 ACADÊMICO PROIBIDO DE ENTRAR
“Independentemente da decisão judicial nesta quita-feira (14), vamos suspender temporariamente o ingresso desse acadêmico na instituição”, garante.  O reitor disse ainda que a Polícia Militar (PM) assumiu o compromisso de enviar uma equipe, assim que for acionada, se necessário. “Nesta bquinta-feira foi publicado um ato legal proibindo a entrada do acadêmico no campus”, frisa. Sobre um possível afastamento, o reitor disse que será analisado somente após o relatório final da sindicância.


Clique aqui
e veja entrevista em vídeo do diretor do campus
da Unespar em Apucarana professor, Narciso Rastelli