​Doutor em Teologia ministra palestra a catequistas em Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 16/02/2016
​Doutor em Teologia ministra palestra a catequistas em Apucarana

No último fim de semana, dias 13 e 14 de fevereiro, aconteceu no CEFAS (Casa de Encontros Família Sagrada) um Encontro de Formação de Catequistas, ministrado pelo Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, Doutor em Teologia, membro da Comissão Teológica Internacional e Assessor da CNBB. O encontro teve início às 14 horas do Sábado e terminou às 16 horas do domingo. Contou com a participação de 180 catequistas das diversas paróquias da Diocese de Apucarana. 


Com tema “Catecismo da Igreja católica”, Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, aprofundou os conhecimentos no livro Symbolum sobre a Doutrina da Igreja. Todo início de ano a Diocese de Apucarana promove um encontro com seus catequistas, visando uma melhor formação e um aprofundamento dos conhecimentos da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja. 


Quem é o Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira - Natural de Cidade Gaúcha, região de Umuarama (PR), foi ordenado padre em fevereiro de 2005 e é assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estudou na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Fez Mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Instituto de Direito Canônico, no Rio de Janeiro, em 2007, e Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, nos anos 2009-2011. Foi nomeado pelo Papa Francisco  em 2014 para a Comissão Teológica Internacional.

A atual Comissão, ativa de 2014 a 2019, terá um novo membro brasileiro: monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira. A primeira reunião dos novos membros será na plenária de 1 a 5 de dezembro, quando serão decididos os três temas aos quais a Comissão deverá se dedicar nos próximos anos. A tarefa da Comissão é ajudar a Santa Sé e, em particular, a Congregação para a Doutrina da Fé, no exame de questões doutrinais de maior importância. Seu Presidente é o Cardeal Gerhard Ludwig Müller e o secretário-geral é padre Serge-Thomas Bonino, O.P. A Comissão se compõe de no máximo 30 membros, teólogos e teólogas de diversas escolas e nações, eminentes por ciência e fidelidade ao Magistério da Igreja.