​Apucarana completa 72 anos com diferencial de superação

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/01/2016
Estacionamento subterrâneo seria construído na parte frontal da Catedral Nossa Senhora de Lourdes - Foto: TNONLINE

Com seus parques ecológicos, áreas de lazer e incontáveis belezas naturais, o município de Apucarana completa 72 anos de emancipação política nesta quinta-feira (28 de janeiro), mostrando como é possível manter o ritmo de projetos e investimentos em novos empreendimentos mesmo em meio a uma crise que assola não só o Brasil, mas ainda muitos países emergentes e ainda as fortes das chuvas nas últimas semanas. Hoje a construção civil tem mais de 20 edificações cujos projetos estão em fase de andamento no município e o agronegócia ganha força a cada dia. Já Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores trabalham em consonância e isso vem se traduzindo em benefícios para o municípios, com diversas em andamento em várias regiões do município. 


O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), avalia que o município está reencontrando seu lugar de destaque no Norte do Paraná e também em nível de Estado, depois de anos de estagnação econômica. Beto Preto observa que Apucarana sempre teve sua importância na região, assim como Londrina e Maringá. No entanto, ao longo dos últimos 30 anos sofreu uma série de impactos que mudaram o perfil da cidade. O prefeito cita, entre esses impactos, o fechamento do Frigorífico Santo Antônio com toda sua cadeia produtiva. Neste aspecto, porém, houve uma troca da matriz econômica que liderava a cidade pela matriz têxtil, que hoje emprega mais de 20 mil pessoas, além do fortalecimento de outros negócios que levam à diversificação, o que vem ajudando a economia municipal a sobreviver a crise financeira. Os reflexos, segundo ele, aparecem na arrecadação, setor que Apucarana vinha sendo superada por outros municípios. 


“Este foi o cenário que encontrei em 2013 e que venho tentando modificar desde então”, afirma Beto Preto. “Temos que recolocar Apucarana no seu lugar de destaque no Norte do Paraná”, afirma o prefeito que destaca a reconquista de espaço político do município. “Assim, hoje já temos uma participação decisiva nos assuntos macro estratégicos da região e de todo o Paraná”, declara. Beto Preto cita como exemploa criação da Região Metropolitana de Apucarana (RMA); o traçado da Ferrovia Norte-Sul; a duplicação da BR-376 no trecho de Apucarana a Califórnia; duplicação da BR-369 no trecho Apucarana-Jandaia do Sul; viaduto de acesso ao Contorno Sul de Apucarana e de acesso à cidade; negociação junto ao DER para antecipar a construção do Contorno Leste de Apucarana; negociação solitária para inclusão das três entradas de Apucarana no PAC-3 Rodoviário junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT); consolidação do campus da Universidade Tecnológica Federal de Apucarana com a implantação de cinco cursos de engenharia; e gestionamento junto à Sanepar ampliando o saneamento básico da cidade de 35% para 80%.


PRESIDENTE DA CÂMARA - Já o presidente da Câmara de Vereadores, José Aírton Deco de Araújo, destaca a pujança do município mesmo em meio à crise. "A crise em Apucarana não ganhou a mesma proporção que outros municípios. Aqui Prefeitura e Câmara trabalham em harmonia e as sobras de recursos do Legislativo Municipal que são devolvidos à Prefeitura são utilizadas na saúde, educação, assistência social e pavimentação asfáltica. Até o final deste mandato, deveremos totalizar R$ 7 milhões de devolução para a prefeitura", frisa Deco.