Caçadores matam quatro capivaras no Parque Jaboti

Autor: Da Redação,
sábado, 26/09/2015
Caçadores matam quatro capivaras no Parque Jaboti - Foto: RTV Canal 38

A Polícia Ambiental investiga a morte de quatro capivaras encontradas mortas ontem (26) à margem do Lago Jaboti, em Apucarana.

Caçadores matam quatro capivaras no Parque Jaboti - Foto: RTV Canal 38

Os animais apresentavam perfurações e ferimentos provocados por armadilhas instaladas no Parque Jaboti por caçadores.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Everton Pires, esteve no local acompanhando o trabalho da Polícia Ambiental e providenciar a remoção dos animais.

EM AGOSTO - No dia  31 de agosto, uma capivara foi abatida possivelmente a pancadas por dois pescadores à margem do Lago Jaboti. 

Marcelo Carraro, da Ordem dos Arqueiros do Centro Norte do Paraná, estava com um grupo de arqueiros no local quando escutaram um grito do animal.  

"Começamos a vasculhar a área e vimos quando a capivara, que provavelmente foi abatida a pancadas, estava ao lado de dois pescadores. Quando ambos perceberam a nossa aproximação, jogaram o animal morto na água e fugiram a pé, levando varas e outros utensílios usados para pesca", contou Marcelo Carraro.

A Polícia Ambiental foi informada sobre o abate irregular de animal silvestre, que é considerado crime.



FINS DE SEMANA - "A morte desses animais ocorre sempre aos fins de semana, e isso é um fator de agravamento da pena do crime. Nem todos os órgãos de fiscalização têm plantões nos finais de semana, e isso aumenta a pena que pode chegar a 4 ou 5 anos de prisão", afirma o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ewerton Pires.

Apesar dos animais terem sido deixados para trás o secretário acredita que alguns foram levados por caçadores que comem a carne de capivara.

"Existe esse prazer pela caça, mas no caso das capivaras existe também essa apreciação da carne.Vamos estabelecer algumas estratégias adicionais de fiscalização, por parte da secretaria de Meio Ambiente, com armadilhas fotográficas equipes de plantão devem identificar esses agressores, essas pessoas que estão cometendo esse crime”, frisa o secretário.

TELEFONES PARA DENÚNCIAS - Quem tiver alguma informação sobre quem matou as capivaras pode denunciar para Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana no (43) 8819-4440 ou (43) 3423-0142. Além disso, pode ligar para o 190 da Polícia Militar.