Apucarana pretende imunizar sete mil crianças contra paralisia

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 14/08/2015
Apucarana promove neste sábado o “Dia D” contra a paralisia infantil - Foto: Arquivo

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) está se preparando para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), que acontecerá de sábado (15/08) a 31 de agosto. Em Apucarana, o prefeito Beto Preto abrirá as atividades de imunização neste sábado, às 9 horas, na UBS Raul Castilho, localizada no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I.

A meta da AMS é imunizar 7.315 crianças, com idades entre 6 meses e quatro anos e 11 meses. A campanha também vai fazer a atualização da caderneta de vacinação, disponibilizando doses contra outras doenças.  Por isso, é fundamental que os pais levem a caderneta para colocar em dia as vacinas que estiverem em atraso, como contra sarampo, tétano, difteria, rubéola, coqueluche, meningite, pneumonia e febre amarela.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacina, totalizando 25 pontos de imunização. A abertura da vacinação, chamado dia D, será no dia 15. Depois a campanha terá continuidade, com o atendimento de segunda à sexta-feira, no período das 8 horas às 16h30.

A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente dos membros inferiores. É causada e transmitida por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.