​Desembargador defende mais investimentos na educação

Autor: Da Redação,
sábado, 23/05/2015
O evento que reuniu professores, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e autoridades locais foi realizado pela manhã no salão de eventos Espaço e Festa, na Barra Funda - Foto: Denobi

Ao participar ontem da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Apucarana, o desembargador Antônio Carlos Malheiros, uma das mais renomadas autoridades do País neste campo, condenou com veemência o movimento pela redução da maioridade penal. Para Malheiros o Brasil precisa se espelhar em exemplos bem sucedidos de outras nações, e que a saída é investir cada vez mais na educação.  

O evento que reuniu professores, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e autoridades locais foi realizado pela manhã no salão de eventos Espaço e Festa, na Barra Funda. O tema da conferência foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

“A discussão em torno da redução da maioridade penal é desfocada da realidade brasileira. É preciso tratar as causas e nessa conferência podemos nos posicionar melhor e tirar indicativos importantes e adotar soluções adequadas”, comentou Beto Preto ao discursar na conferência.    

O prefeito destacou a trajetória e o currículo do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Malheiros. “Trata-se de uma das mais destacadas autoridades brasileiras nesta área, e até com reconhecimento internacional”, enalteceu Beto Preto.

Na conferência, Malheiros defendeu a necessidade de se trabalhar bem com as crianças e os adolescentes, para que o País tenha um futuro melhor. “Considero uma perversidade falar em reduzir a maioridade penal. Nossa Constituição não permite isso, que é uma discussão embalada por uma sociedade emburrecida”, opinou.

Para Malheiros o Brasil precisa investir e valorizar mais seus professores, começando pela educação básica. “No Japão o professor é o profissional mais valorizado do País e lá até o Imperador se inclina para o professor, em sinal de respeito”, comentou Malheiros, que também atua como coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.  Ele também é conhecido como “desembargador Totó”, por atuar voluntariamente como contador de história e treina leitores para crianças de 87 hospitais no país, através da Associação Viva e Deixe Viver.

A Semana dos Direitos da Criança e do Adolescente será encerrada hoje com um evento na Avenida Aviação, junto ao canteiro de obra da Escola Municipal Fernando José Acosta (Sumatra). No local acontece uma rua de recreio,d as 13 às 16 horas.