PM prende 14 por crime eleitoral e 319 urnas são substituídas no PR

Autor: Da Redação,
domingo, 05/10/2014

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), 332 urnas tiveram que ser substituídas no Paraná. Em Apucarana, foram duas máquinas trocadas de acordo com balanço da Justiça Eleitoral. Em Ivaiporã, seis. Em todo o País, 1.869 urnas foram substituídas, o que corresponde a 0,38% do total. 

"De modo geral, nenhuma ocorrência significativa aconteceu. Apenas [situações] corriqueiras", informou o ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas duas seções substituíram as urnas eletrônicas porvotação manual, com cédulas de papel: uma no município de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, e outra em Jaguaré, no Espírito Santo. 

CRIME ELEITORAL

Segundo balanço divulgado pela Polícia Militar (PM) no início da tarde, 14 pessoas foram presas por cometerem crimes eleitorais no Paraná. A maior parte das ocorrências é de casos de panfletagem e boca de urna. A segurança nos locais de votação está sendo reforçada desde o início das votações com mais de nove mil policiais em todo o estado, conforme a PM. As prisões ocorreram em Campo Mourão, Arapongas, São José dos Pinhais, Ivaiporã, Fazenda Rio Grande e Ribeirão Claro.

Em Arapongas, três pessoas foram detidas, duas por estacionar veículo adesivado próximo a local de votação e uma por distribuir santinhos. Em Ivaiporã, um cabo eleitoral foi detido em Ivaiporã por transportar eleitores. Segundo informações da polícia, ele foi flagrado pelo Serviço Reservado de Inteligência (P2) com quatro eleitores.  Em Apucarana, três veículos foram apreendidos por estarem estacionados em local proibido.