Aserfa anuncia recadastramento de túmulos

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 02/10/2014

A partir de segunda-feira (06/10) até o dia 31 de dezembro, titulares com aforamento perpétuo de terreno não edificado, edificado vazio ou edificado abandonado no recinto do Cemitério Municipal Cristo Rei, deverão comparecer à Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) para recadastramento e comprovação da propriedade.

A medida, que visa regularizar as áreas e otimizar o ambiente do local, foi autorizada nesta quarta-feira (01/10) via decreto municipal pelo prefeito Beto Preto (PT).  “Estive pessoalmente no local com a equipe técnica e verificamos diversos terrenos nestas condições. O recadastramento é uma forma legal encontrada para garantir o direito de todas as pessoas que compraram áreas nestas condições”, declarou Beto.

O título de aforamento perpétuo foi concedido até 1.989, ano em que foi criada a Aserfa, e estabelecido o monopólio dos serviços póstumos ao poder público municipal. Os terrenos cujas propriedades não forem comprovadas no tempo hábil, sendo detectados abandono de sepultura ou o não recadastramento, serão revertidos ao patrimônio público. “De 89 para cá não foram mais concedidos títulos perpétuos. As possíveis reversões vão possibilitar um novo fôlego para a Aserfa, entre 6 meses e um ano, até que o município consiga viabilizar o projeto de implantação de um novo cemitério municipal”, explicou o prefeito.

Para o novo empreendimento, a Prefeitura de Apucarana vislumbra a aquisição de dois alqueires ao lado do cemitério dos ucranianos, na região da Barra Nova. “O pedido de autorização para aquisição da área para o novo cemitério será enviada em breve para a Câmara. Será um local que será operacionalizado dentro das normas ambientais”, garantiu Beto.

O diretor-administrativo da Aserfa, Ronaldo Aparecido de Abreu, informa que o atendimento para o recadastramento, que vai até o dia 31 de dezembro, vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da autarquia – Rua Gastão Vidigal, 777, próximo ao terminal urbano de passageiros. De acordo com ele, o último recadastramento neste sentido havia acontecido em 1.999. “Esta é uma medida bastante necessária. Peço a todas as pessoas que possuem terrenos nas condições descritas no decreto municipal muita atenção e que nos procurem no prazo para evitar transtornos futuros. Vamos manter sempre um funcionário apto para prestar todo o atendimento necessário”, afirmou o diretor. O telefone para contato com a Aserfa é o (43) 3422-1053.