Capacitação em programa de alfabetização irá envolver 135 professores

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 03/04/2014

Foi realizada ontem (2), na Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro, a aula inaugural com os 135 professores da rede municipal ensino de Apucarana que participam em 2014 do processo de “Formação Continuada” do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), com envolvimento os estados e municípios, visa garantir a plena alfabetização de todos alunos da rede pública até o final do 3º ano do ensino fundamental, ou seja, até os 8 anos de idade.

O envolvimento da Autarquia Municipal de Educação no programa já garantiu, em 2013, a participação de 120 professores nas aulas de “Formação Continuada, realizadas semanalmente durante o ano. O projeto em Apucarana é coordenado pela professora Gislaine Andrade Ockner, auxiliada por cinco orientadoras de estudo. As aulas são ministradas por técnicos formadores da Universidade Estadual de Maringá.

“Esse projeto é importante para corrigir distorções na idade escolar dos alunos. O objetivo é que cada estudante acompanhe o processo de alfabetização na idade adequada”, informa a secretária municipal da Educação, Marli Regina Fernandes da Silva.

Segundo ela, no final do ano passado, já com base nos novos conhecimentos dos professores envolvidos no processo de “formação continuada” do PNAIC, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma adequação curricular, fixando o que o aluno deve aprender, até a conclusão de cada ano, para que chegue ao final do terceiro ano do ensino fundamental alfabetizado.