Radialista Pinga Fogo morre aos 62 anos

Autor: Da Redação,
terça-feira, 13/05/2014
Pinga Fogo em foto na antiga redação da Tribuna

Atualizado às 10h25

O comunicador Benedito Cláudio de Oliveira, mais conhecido como Pinga Fogo, morreu na madrugada desta terça-feira (13) aos 62 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Maringá e morreu de "disfunção de múltiplos órgãos", segundo nota oficial divulgada agora de manhã pelo hospital. Pinga Fogo era radialista e proprietário da rádio Nova AM, de Apucarana. 

Pinga Fogo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 24 de março. Ele foi atendido no Pronto Atendimento de Jandaia do Sul, encaminhado na sequência para o Hospital da Providência, em Apucarana e, no mesmo dia, transferido para a Santa Casa, em Maringá. Com sequela neurológica, o radialista dependia de ventilação mecânica e ficou internado.Após alguns dias, apresentou falência renal e seguiu realizando hemodiálise. "Em decorrência do quadro, apesar de todos os esforços da unidade, desenvolveu disfunção de múltiplos órgãos", informou o hospital em nota oficial.

Segundo informações da família, Pinga Fogo será velado no primeiro momento em Maringá e depois em Jandaia do Sul, onde será sepultado. O horário ainda não foi divugado. 

PERFIL

Benedito Cláudio de Oliveira, que ficou conhecido como Pinga Fogo, nasceu na cidade de Monte Santo de Minas (MG). Veio para Maringá quando tinha 14 anos, junto com a família. Trabalhou como feirante até os 22 anos, quando casou-se e mudou para Jandaia do Sul. Sem profissão definida, trabalhou na cidade como guarda noturno. Em 1972, iniciou sua trajetória como radialista na Rádio Guairacá, de Mandaguari, atuando como correspondente em Jandaia, divulgando notícias policiais.  

Após trabalhar em várias emissoras, sempre apresentando programas policiais, conseguiu a concessão da antiga Jornal AM (Maringá/PR). Nascia ali a Nova Ingá AM e o Sistema Pinga Fogo de Comunicação, que também compreende a Rádio Nova AM, de Apucarana. Na década de 90, foi convidado a apresentar na TV Maringá (TV Bandeirantes - Maringá/PR) um programa igual ao que fazia no rádio. O programa "Pinga-Fogo na TV" liderou a audiência na televisão de Maringá. Ele se aventurou pela política e foi eleito deputado federal em 1990.