Apucarana coleta 6,1 mil embalagens de agrotóxicos

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 24/06/2013
Apucarana coleta 6,1 mil embalagens de agrotóxicos

Agricultores de Apucarana entregaram no último final de semana 6,1 mil embalagens de agrotóxicos reciclados durante o processo de produção em suas lavouras. Esta foi a primeira das duas coletas que a Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos (Anpara) realiza por ano no município.  A próxima está marcada para o dia 28 de novembro.

Na coleta deste final de semana, realizada no Aterro Sanitário, foram entregues 4.862 embalagens rígidas, como litros e baldes, e 1.227 de material flexível, ou seja, os pacotes. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) encaminhou em 2012 mais de 19,5 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos para o destino ambientalmente correto.

Um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2011. Cinco estados brasileiros representam 70% do total destinado, entre eles o Paraná, com a marca de 98% das embalagens utilizadas em campo totalmente recicladas. Os outros estados que completam a lista são: Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Isto é resultado do trabalho que engenheirosm agrônomos e assistentes técnicos realizam diariamente no campo, ao lado dos agricultores. Esta é a avaliação do engenheiro agrônomo Irineu Zambaldi, diretor técnico da Anpara. “Na Associação são mais de 300 profissionais do Sistema CONFEA/ CREA e gerenciadores contribuindo neste trabalho, passando instruções aos agricultores em cada assistência, nas palestras, dias de campo”, diz.

Esta rede ainda é composta por profissionais da Emater, de empresas de planejamento agro, fabricantes e autônomos. Para atender aos agricultores em todo o Paraná há um sistema de recebimento de embalagens, o Transbordo Itinerante, que se desloca aos municípios em datas agendadas.

São 12 associações no estado que garantem o atendimento de todos os municípios por 14 centrais e 58 postos de recebimentos. Somente a Anpara é responsável por 32 cidades na região de Londrina e a unidade de Cambé recebe mais de 900 mil embalagens por  ano.“Em dez anos de operações, recebemos 10 milhões de embalagens”, diz Zambaldi.