Inquérito do MP investiga acidente ambiental

Autor: Da Redação,
terça-feira, 16/04/2013

A promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Apucarana abriu inquérito para investigar um acidente ambiental registrado no final de semana na bacia do Pirapó.

Uma lagoa de decantação do Frigobeto - empresa que abate cavalos - estourou e o material chegou ao manancial. O promotor Vilmar Fonseca classificou o dano ambiental como grave. O promotor afirma que há um mês a empresa esteve envolvida em outro acidente. “Já acionei o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) pedindo documentos referentes ao frigorífico, tanto em relação às licenças quanto ao último acidente”.

O empresário Nilson Umberto Sacchelli Ribeiro, proprietário do frigorífico, informou à Tribuna ontem que o problema foi provocado pelo excesso de chuvas. Segundo ele, o temporal provocou o rompimento de uma das quatro lagoas de tratamento de resíduos.

O empresário assinalou que equipes da empresa estiveram no local ontem, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente do município. Nilson Umberto assinalou que os resíduos não são poluentes e voltou a reforçar que o frigorífico cumpre todos os requisitos ambientais. Ele também colocou-se à disposição das autoridades ambientais e do Ministério Público.