Apucarana ganha conjunto de moradias de interesse social

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 13/12/2012

A União Por Moradia Popular do Paraná – UMP e a União de Mutuários e Moradores de Apucarana e Região – UMAR, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, inauguraram neste sábado (15/12), o primeiro conjunto habitacional de interesse social construído no Paraná, através do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, tendo uma entidade sem fins lucrativos como gestora do projeto.

Cadastradas e selecionadas pela UMP e UMAR, serão beneficiadas 150 famílias com renda mensal entre zero reais a R$ 1.600,00. O empreendimento, batizado de Orlando Bacarin, foi edificado em área de 64.232,654 m² doada pela Prefeitura de Apucarana, localizada aos fundos da Colônia dos Novos Produtores.

O investimento financeiro foi do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, no valor de R$ 6.038.036,13, com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Histórico - Em dezembro de 2011, a UMP, as famílias e a Caixa Econômica Federal assinaram os contratos do empreendimento e, em 20 de fevereiro de 2012, a Construtora Ipanema iniciou a obra.

Por um período de 10 anos (120 meses), as famílias vão pagar uma prestação mensal de 5% do salário-mínimo nacional vigente, um grande subsídio financeiro do programa. Segundo a UMP e UMAR, os mutuários receberam ainda os benefícios do Programa Morar Bem Paraná, através da COHAPAR.

Ao longo do trabalho social, executado pela Assistente Social Aurita Bertoli, foram trabalhadas algumas regras básicas, que deverão ser cumpridas pelas famílias: respeitar a conquista; zelar pelos imóveis e sua infraestrutura; não vender, não alugar, pagar em dia e continuar na luta por moradias, assim, estarão beneficiando outras famílias de sem teto que ainda não realizaram este sonho.

A UMP vem trabalhando para iniciar ainda em 2013, mais um empreendimento em Apucarana, de aproximadamente 200 novas moradias.