Apucarana capacita servidores para compras e licitações

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 27/04/2012

Os servidores da Prefeitura de Apucarana e autarquias municipais responsáveis pela elaboração, envio e acompanhamento de processos de compra, licitação e contratos públicos participaram nesta quinta-feira (26/04) de um curso de qualificação. Ministrado por técnicos da Superintendência de Compras, Licitações e Gestão de Contratos da Secretaria de Fazenda, o treinamento faz parte do plano de modernização da máquina municipal gerenciado pela atual gestão desde 2009.

De acordo com o superintendente de Compras, Licitações e Contratos, Sebastião Carlos Ferreira, o município dispõe hoje de uma equipe técnica de profissionais capacitados e comprometidos com o resultado final. “Percebemos que os servidores assimilaram muito bem a proposta de trabalho e atualmente todos os setores da prefeitura e autarquias estão bem assistidos, com funcionários comprometidos com a causa pública, que visam, através do seu serviço, dar respostas rápidas às necessidades da cidade e da estrutura administrativa”, pontuou Ferreira.

Para o secretário da Fazenda, professor Luiz Sérgio Hilário, quem ganha com tudo isto é o cidadão. “Com os processos de compra, licitação e contratos públicos sendo tramitados de forma transparente e com correção, ficam afastados obstáculos que poderiam atrasar ou até mesmo inviabilizar a conclusão dos processos importantíssimos para o município”, exemplificou Hilário.

“Portal de Compras Públicas” atesta transparência dos processos em Apucarana

Há três meses no ar, o “Portal de Compras do Município de Apucarana” pode ser acessado através da rede mundial de computadores (internet), sendo uma ferramenta online que contém informações – em tempo real - sobre cotações de preço, aquisição de bens e contratações de serviços e obras, publicações de avisos de licitação, editais e demais atos dos processos licitatórios e contratos, bem como informações sobre o andamento de todos os processos realizados pela Prefeitura de Apucarana, Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Autarquia Municipal de Educação (AME) e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

Uma iniciativa da Superintendência de Compras, Licitações e Gestão de Contratos da Secretaria de Fazenda, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Secretaria de Gestão Pública, o portal possibilita acesso rápido e fácil aos processos públicos, transformando o cidadão também em um fiscalizador. No “Portal de Compras” há disponível um link direto para o “Portal da Transparência”, que traz informações diárias e pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira do município.

Entre outros serviços, no portal o cidadão pode conferir as cotações de preços em andamento mais recentes e uma agenda com os processos que estão em processo de abertura por todas as entidades.