Oração Pascal: o anjo do Senhor desceu do céu...

Autor: Da Redação,
domingo, 08/04/2012
Os anjos sempre estiveram junto a Jesus nos seus momentos de glória e escárnio

“Seu aspecto era como um relâmpago e suas vestes brancas como a neve. Rolou a pedra do sepulcro e sentou-se nela.”

O anjo do Senhor estava à espera de Jesus, que havia ressuscitado após sua crucificação.


Os anjos sempre estiveram junto a Jesus nos seus momentos de glória e escárnio.


Como a Paixão e a morte de Jesus coincidiram com a Páscoa judaica, várioscostumes e símbolos dessa festa foram incorporados às tradições cristãs. Na Epístola aos hebreus, Paulo ensina que ritos como a imolação do cordeiro são imagens de uma realidade, que afinal se verificou: “O cordeiro de Deus, imolado em sacrifício, foi o próprio Cristo crucificado para pagar os pegados da humanidade.”


A Igreja Católica segue oseguinte ritual para Vigília Pascal: primeiro a quaresma, que é a preparaçãopor meio da penitência.Depois vem o Domingo de Ramos, quando celebra-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém,sob os aplausos e saudações da mesma multidão que pediu sua crucificação.

****

Símbolos da Páscoa
. Ovos –Simbolizam a renovação da vida


.Coelho- Tornou-se o símbolo da Páscoa por sua fertilidade, simbolizando a Igreja, que pelo poder de Cristo é fecundada a semear a palavra de Deus a toda a humanidade.


.Cordeiro- Símbolo de aliança feita entre Deus e o povo judeu. Para nós,cristãos, o cordeiro simboliza o próprio Cristo que foi sacrificado na cruz.


.Círio Pascal- Também conhecido como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é aceso, resultando em cinzas. Esse ato honra a Sepultura de Nosso Senhor Jesus Cristo. Simboliza também o pó de onde viemos e para onde iremos voltar.


. Pão e o vinho –Simboliza o corpo e o sangue de Cristo servido na última ceia aos discípulos.


.Colomba Pascal- Bolo em forma de pomba da paz, significa a vinda do Espírito Santo.


.Sinos-Anunciam com júbilo a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

***

Oração Pascal
Deus Todo-Poderoso e Eterno, que quiseste que celebrássemos o Mistério Pascal.


Renova,então,entre nós oCristo, para que os povos divididos pelo ódio,pela guerra e pelo pecadose congreguem por meio de teu Espírito e,reunificados,confessem teu Santo Nome nadiversidade de suas línguas.

Amém.