Nova ala prisional feminina é inaugurada em Apucarana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 31/10/2011

O Poder Judiciário e a Polícia Civil inauguraram nesta segunda-feira (1), às 9h30, a nova ala de carceragem feminina e para menores infratores anexa ao minipresídio de Apucarana. A cerimônia foi realizada com a presença de diversas autoridades.


O objetivo é concentrar as alas de detenção e otimizar o policiamento na guarda de presos. Estão sendo construídas celas para até 40 mulheres e uma unidade com capacidade para seis adolescentes, com cerca de 200 metros quadrados.


As celas ocupam espaço que deveria abrigar uma oficina do trabalho, um projeto iniciado em 2008 e abortado no ano seguinte por não haver segurança suficiente para a instalação de uma empresa para trabalhar com os presos.

São estruturas reforçadas com tijolos maciços e paredes de concreto armado que estão orçadas em cerca de R$ 70 mil.

"É importante destacar que a concretização dessa obra foi viabilizada graças ao empenho do juiz titular da Vara Criminal da Comarca de Apucarana, Katsujo Nakadomari, e à colaboração efetiva da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia), além de outros segmentos da sociedade apucaranense", destacou o delegado-chefe da 17ª SDP, Valdir Abrahão da Silva.

Ele destaca que a nova edificação foi planejada como um alojamento. "Desta forma as detentas e menores terão um local mais apropriado para quitação de débitos com a Justiça", frisou Abrahão.