Acontece neste domingo (05), a 4ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora de Lourdes. O evento será realizado no Complexo esportivo José Antônio Basso (Lagoão), localizado na Avenida Irati, em Apucarana, no norte do Paraná.
Esse ano a Romaria traz algumas novidades. Logo no cerimonial de abertura acontece uma homenagem para as vítimas da pandemia. “É necessário recordarmos aqueles que padeceram frente a Covid-19. Nós tivemos aqui na Diocese de Apucarana três padres que morreram de Covid, inúmeras lideranças de pastorais e movimentos que faleceram ao longo desse tempo. Existiram pessoas que me ajudaram a organizar a 1ª Romaria diocesana em 2020 e que faleceram em frente a pandemia. Também em nome dessas pessoas é que rezamos e celebramos essa 4ª edição da Romaria, e para que possamos iniciar um novo período, não podemos nos esquecer deles”, explica padre Anderson.
De acordo com o padre Anderson Bento, coordenador geral da Romaria, os fiéis que participarem receberão uma capelinha de Nossa Senhora de Lourdes.
“Queremos repetir aquilo que São João, o apóstolo, vivenciou aos pés da cruz, quando Jesus antes de morrer fala 'Eis aí a sua mãe', e o evangelista recorda que a partir de então ele levou Nossa Senhora para a casa. Nós iremos vir até a Romaria Diocesana e depois queremos levar também Nossa Senhora para a nossa casa. Então o senhor Bispo vai dar a benção dessas capelinhas e depois nós vamos levar essa imagem para casa e montar um espaço especial em nossa casa para ela”, disse.
Segundo Padre Anderson, a romaria é o maior evento que a diocese de Apucarana realiza anualmente e por isso uma grande estrutura para acolher bem todos os peregrinos foi planejada. São esperadas 65 paróquias distribuídas em 35 municípios, além do público fiel de Apucarana e Arapongas e da região mais próxima.
"Existem grupos paroquiais que vão fazer essa ida à romaria a pé, pessoas de Califórnia virão caminhando até o Lagoão, como um gesto de piedade, uma penitência, mas um penitência saudável”, disse.
O padre Anderson também pede para que os romeiros venham com roupas confortáveis e tomem alguns cuidados para participar da romaria com mais tranquilidade.
"As pessoas precisam vir com aquilo que é básico em eventos dessa proporção, trazer boné, passar protetor solar, trazer garrafa de águas, teremos águas, mãos é bom ter a sua garrafa à mão. Vestir roupas confortáveis. E o principal, trazer a alegria", explica.
PROGRAMAÇÃO DA 4ª ROMARIA DIOCESANA
· 8h30 Inicio com a acolhida e animação das 64 paróquias da diocese de Apucarana e de outras dioceses da região.
· 9 horas Começo do cerimonial de abertura. Na sequência uma homenagem às vítimas da pandemia.
· 10 horas Santa Missa, que será presidida pelo Bispo Dom Carlos José.
· 11h30 Procissão que segue até a catedral.
· 12h30 Encerramento diante de Nossa Senhora, na praça Rui Barbosa onde haverá a benção final realizada pelo bispo.
· A romaria também abre de forma oficial as atividades pastorais da. Da igreja católica do ano de 2023.
Assista a entrevista e conheça a história de Nossa Senhora de Lourdes
Por, Lis Kato