O 30° Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, norte do Paraná, informou que vai enviar soldados para ajudar nos resgates de vítimas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A informação foi confirmada pelo coronel Alexandre Pereira Figueiredo. Segundo ele, desde o dia 1º de maio todos os quartéis situados no Comando Militar do Sul estão de prontidão para colaborar com os resgates do estado gaúcho.
-LEIA MAIS: Militares do 30º BIMec apreendem armas e munições em oficina irregular
"Muitos quartéis já estão lá atuando. No dia de ontem (quarta-feira), o 30° BIMec foi acionado para aumentar essa prontidão e assim poderemos partir em breve", disse Figueiredo.
Contudo, ainda não há uma data certa de quando os soldados partirão e nem um lugar exato que irão ajudar no Rio Grande do Sul. A princípio, cerca de 40 militares de Apucarana serão convocados para a missão.
Além disso, a tropa apucaranense deve levar blindados - algumas viaturas especializadas já estão no local, inclusive. O 30° BIMec comunicou que está finalizado a preparação e aguardando novas ordens para colaborar junto ao Exército Brasileiro.
O batalhão de Apucarana vai reforçar o trabalho dos militares do Exército do Rio Grande do Sul e de outros estados que já estão trabalhando nos resgates. Mais de 20 mil militares, policiais e agentes estão envolvidos nas operações desde o começo da cheia dos rios Guaíba e Taquari, entre outros. São 2,7 mil viaturas e mais de 80 equipamentos de engenharia, além de 46 aeronaves, 280 embarcações e seis navios multitarefas e cinco hospitais de campanha.