30º BIMec comemora 56 anos com a presença do general da Brigada

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 27/09/2024
Solenidade nesta sexta-feira (27) no batalhão em Apucarana

O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), de Apucarana (PR), realizou nesta sexta-feira (27/09) solenidade em comemoração aos 56 anos de criação da organização militar. A cerimônia contou com a presença do general Evandro Luis Amorim Rocha, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel, além do tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, comandante do 30º BIMec, e dos prefeitos de Apucarana, Junior da Femac, e de Mandaguari, Ivonéia de Andrade Aparecido Furtado.

-LEIA MAIS: Paranaense da Série Prata de Futsal volta no dia 11 de outubro

“É uma satisfação estar presente nesta solenidade e testemunhar a importância do 30º BIMec para Apucarana, o Paraná e o Brasil. É uma organização militar que é referência para toda a Brigada e sempre está de prontidão para atuar em missões importantes, além de difundir os valores do amor à pátria, do companheirismo, da camaradagem e do trabalho em equipe”, pontua o prefeito Junior da Femac.

O general Amorim destacou que recentemente um pelotão do 30º BIMec foi campeão de ordem unida, em concurso promovido pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. “Foi uma amostra do que é o 30º BIMec, um batalhão que cumpre suas missões constitucionais, defendendo a faixa de fronteira, estando pronto para atuar 24 horas por dia e sete dias por semana em qualquer lugar do Brasil ou do mundo”, ressalta o general, citando também a atuação em momentos de calamidade como nas enchentes do Rio Grande do Sul ou em missões no exterior compondo as forças de paz da ONU.

O tenente-coronel Figueiredo, ao fazer um histórico dos 56 anos do 30º BIMec, disse que “reviver o passado nos faz viver o presente e assim projetar o futuro”. O coronel Figueiredo lembrou que, em 2013, a unidade militar passou a se chamar 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, dentro de um projeto de reestruturação do Exército quando começou a receber as viaturas blindadas guarani e, em 2024, recebeu a denominação de Batalhão General Gaspar

O aniversário do 30º BIMec foi marcado ainda por um desfile da tropa e de viaturas, além da entrega de diplomas de “amigo do Batalhão” a diversas personalidades, entre as quais o tenente-coronel Facio, superintendente municipal de Segurança, o major Meira, comandante do Corpo de Bombeiros, Reinaldo Andrade, comandante da Guarda Civil Municipal e o delegado-chefe da Polícia Civil de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues.

HISTÓRICO – Localizado na BR-376, na saída para Curitiba, o 30º BIMEC teve sua origem em 9 de setembro de 1965, quando a 4ª Companhia do 13º Regimento de Infantaria, de Ponta Grossa, foi destacada para Apucarana por ser um importante ponto estratégico em virtude de ser destacado entroncamento rodoferroviário na região Norte do Paraná.

Em 30 de setembro de 1968, data em que é comemorado o aniversário do 30º BIMec, passou a ser denominada 4ª Companhia de Infantaria, sendo subordinada à Infantaria Divisionária da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba, funcionando a partir de então, com autonomia administrativa.

As instalações da antiga Estação de Ferro Central do Paraná foram utilizadas como sede provisória do aquartelamento até a construção dos novos prédios, situados atualmente na BR-376. O quartel atual foi inaugurado em 15 de setembro de 1970. No ano seguinte, a 4ª Companhia de Infantaria foi transformada em 30ª Batalhão de Infantaria Motorizado e sua subordinação foi transferida para o comando da 15ª Brigada, em Cascavel.