PROS confirma Aline Sleutjes como candidata ao Senado pelo Paraná

Autor: Da Redação,
sábado, 30/07/2022
Atualmente, está exerce o primeiro mandato de deputada federal

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) confirmou, após convenção partidária realizada neste sábado (30),  em Curitiba, a candidatura de Aline Sleutjes ao Senado. O partido também oficializou que não terá candidatura própria ao governo do estado, apoiando o pleito do governador Ratinho Júnior (PSD) à reeleição.

Aline Sleutjes tem 43 anos e nasceu em Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná. Atualmente, está exerce o primeiro mandato de deputada federal.

Até este sábado, outros cinco candidatos já foram confirmados em convenções para a disputa pela vaga no Senado: Desiree Salgado (PDT), César Silvestri Filho (PSDB), Guto Silva (PP), Laerson Matias (PSOL) e Orlando Pessuti (MDB).

- LEIA MAIS: Conheça os candidatos ao Governo do Paraná em 2022

BIOGRAFIA

Aline Sleutjes, nascida em Castro, nos Campos Gerais, tem graduação em Educação Física e pós-graduação em Gestão Escolar. Foi coordenadora do Departamento de Esporte e Lazer, diretora e coordenadora de escolas em seu município e empresária. Iniciou sua carreira política em 2005 como vereadora no município de Castro, permanecendo por dois mandatos, até ser eleita deputada federal em 2018.

Filha de produtor holandês, que veio buscar futuro e oportunidade no Brasil, Aline Sleutjes se dedica às pautas do agro, em especial dos produtores de leite. A atuação da deputada abrange pautas da educação, portadores de necessidades especiais, saúde, desenvolvimento, conservadoras, nacionais e municipalistas.

Ela tem 43 anos, é mãe de três filhos. 

- LEIA MAIS: Conheça os candidatos ao Senado do Paraná em 2022

Eleições

O mandato de senador é de oito anos. A cada quatro anos, são renovados um ou dois terços das cadeiras - de forma alternada.

Em 2022, um terço das cadeiras será renovado (27 vagas). Dos três representantes do Paraná, o mandato de Álvaro Dias (Podemos) é o que termina este ano.

O calendário eleitoral prevê a realização das convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto. Porém, a oficialização das candidaturas depende de protocolo das atas das convenções na justiça eleitoral.