Ratinho Jr. lidera corrida com 50%, contra 22% de Requião

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 31/08/2022
Ratinho Junior e Roberto Requião disputam as eleições para o Governo do Paraná

O Instituto Opinião divulgou nesta quarta-feira (31), a primeira pesquisa de intenção de votos no Paraná, realizada após início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que teve início no dia 26 de agosto. Pelo levantamento, o governador Ratinho Junior (PSD) tende a vencer as eleições de 2 de outubro, podendo ser reeleito em primeiro turno.

De acordo com a pesquisa, Ratinho Junior aparece com 50% da preferência do eleitorado paranaense, seguido do ex-governador e ex-senador Roberto Requião (PT), com 22%. Na sequência vêm Ricardo Gomyde (PDT), com 2%, e a Professora Ângela (PSOL), com 1%. Os demais candidatos Joni Correa (DC), Professor Ivan (PSTU), Vivi Mota (PCB), Solange Bueno (PMN) e Adriano Teixeira (PCO) não pontuaram. 

Somados, os indecisos e os que preferiram não opinar são 15%. O levantamento também mostra que, se a eleição fosse hoje, na soma dos votos válidos, Ratinho Junior teria 65%; Requião, 29%; e Gomyde, 3%.

-LEIA MAIS: TSE proíbe porte de arma em locais de votação durante as eleições 2022

O Instituto Opinião ouviu 1,2 mil pessoas em 52 municípios do Paraná, com idade acima de 16 anos, entre os dias 28 e 30 de agosto e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A consulta foi registrada no TRE (PR-09894/2022) e no TSE (BR-03073/2022).

Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã de ontem, em Curitiba, o diretor do Instituto Opinião, sociólogo Arilton Freres, fez uma análise da corrida eleitoral no Paraná rumo ao Palácio do Iguaçu. Segundo ele, a pesquisa mostra uma situação muito confortável para o governador Ratinho Junior, com uma distância muito grande para o ex-governador Roberto Requião. "Com pouco mais de 30 dias para a eleição, resta saber se vai acontecer algum movimento ou fato novo que diminua esse favoritismo de Ratinho, mas os sinais até o momento são de muita tranquilidade para ele”, avalia.